impopulares

Vereadores de Recife liberam cais Estelita para a especulação imobiliária

Movimento Ocupe Estelita buscava que a área fosse destinada ao lazer e à construção de moradias populares. Medida desrespeita decisão do Ministério Público que determinou reavaliação do projeto

reprodução/TVT

Movimentos sociais lutavam para que área no centro histórico fosse destinada à moradia popular e ao lazer

São Paulo – A Câmara Municipal de Recife aprovou ontem (5) à noite projeto polêmico que autoriza a construção, na área conhecida como cais Estelita, de um megaempreendimento imobiliário, com 13 prédios.

Há meses, o movimento Ocupe Estelita lutava para barrar o empreendimento mas, ontem à noite, o presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), convocou uma sessão extraordinária para aprovar o projeto. Tudo isso aconteceu enquanto manifestantes eram barrados do lado de fora da Casa pela Polícia Militar, sob ordem do presidente.

A votação do projeto de lei não estava prevista na ordem do dia da Câmara e desrespeitou determinação do Ministério Público de Pernambuco para que o plano urbanístico retornasse ao Conselho das Cidades, onde deveria ser reavaliado.

A área destinada ao megaempreendimento tem 100 mil metros quadrados e fica no centro histórico da capital pernambucana. Nos últimos meses, com ocupações artísticas, festivais culturais e debates públicos, os movimentos sociais lutavam para que o terreno se tornasse um espaço voltado para o lazer e para habitação popular.

Logo após a aprovação, o plano urbanístico foi rapidamente enviado para o prefeito Geraldo Júlio (PSB), que estava em São Paulo e, mesmo à distância, sancionou o documento.

Assista a reportagem completa do Seu Jornal, da TVT:

Leia também

Últimas notícias