Modernização

Fim do sinal analógico começa a ser divulgado na TV

Desativação começa em abril de 2016; piloto já é efetuado em cidades de Goiás

Victor Moriyama/Getty Images

Os canais abertos terão a programação em formato digital, gerando uma melhoria de imagem e som

São Paulo – Nesta quarta-feira (8), começaram as campanhas obrigatórias para divulgar as datas do fim das transmissões analógicas na televisão aberta. O teste terá inicio em Rio Verde, município de Goiás, porém apenas em novembro. A desativação será efetuada em abril de 2016.

Com o fim da transmissão VHF, os canais abertos terão a programação somente em formato digital, levando a uma melhoria de imagem e som, com uma radiofrequência em 4G, mas para a troca é necessário a substituição da antena e a conexão da tv a um decodificador, se o aparelho for analógico.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu um prazo até 2018 para que todas as cidades se adequem à modernização. Segundo o cronograma da agência, a difusão exclusivamente digitalizada começa por algumas regiões de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro.

Para a migração definitiva nos municípios é necessário que 93% das residências estejam recebendo o sinal digital. Os cidadãos da região serão informados com um ano de antecedência sobre a troca. A mudança atingirá cerca de 30 milhões de brasileiros.

Com a frequência em 4G, a responsabilidade da distribuição de sinal, aparelhos e antenas serão das empresas de telefonia, que venceram o leilão. As operadores terão que conceder os aparelhos para todas as famílias beneficiárias pelo Programa Bolsa Família.

Como piloto da campanha, as famílias de Rio Verde (GO), Distrito Federal, Abadiânia (GO), Águas Lindas de Goiás (GO), Alexânia (GO), Cabeceira Grande (MG), Cidade Ocidental (GO), Formosa (GO) Luziânia (GO), Novo Gama (GO), Planaltina (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO) e Valparaíso de Goiás (GO) que obtêm o sinal analógico começarão a assistir nas suas telas, a letra “A”, símbolo da televisão analógica, indicando ao telespectador que está sendo transmitindo um programa em formato analógico. Também será exibida a informação de que a partir de 3 de abril de 2016 aquela programação ficará disponível apenas em formato digital.

Em caso de dúvidas, os detalhes da mudança, do modo que será feita a adaptação e todo o cronograma de encerramento do sinal analógico no país estão disponíveis no site Você na TV Digital ou no telefone 147.

Leia também

Últimas notícias