Comunicação

TVT lança canal digital para levar programação para toda a Grande SP

Emissora consolida infraestrutura física com novo transmissor na Avenida Paulista. Lançamento será no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com presença do ex-presidente Lula e do ministro Berzoini

Reprodução

‘Seu Jornal’ é apresentado diariamente, das 19h às 19h30: direitos humanos e espaço para movimentos sociais

São Paulo – A comunicação dos trabalhadores ficará mais forte a partir de amanhã (6), com o lançamento da TVT Digital, que passará a exibir a programação da TVT no canal 44.1. O alcance de público passará de 400 mil pessoas, atualmente, para 20 milhões em toda a Grande São Paulo. Isso será possível graças ao novo transmissor na Avenida Paulista, em São Paulo, que consolida estrutura física da emissora.

“É uma grande conquista para amplificar as vozes dos trabalhadores, dos movimentos sociais e do cidadão comum. A TVT defende o fortalecimento da democracia ao ampliar o diálogo com a sociedade”, afirma o diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho (responsável pela TVT), Valter Sanches.

Os sindicatos dos metalúrgicos do ABC e o dos bancários de São Paulo, Osasco e Região realizam o lançamento, às 19h, na sede dos metalúrgicos, em São Bernardo do Campo. O evento terá transmissão ao vivo e contará com as presenças do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

A TVT é a primeira emissora de televisão outorgada a um sindicato de trabalhadores; está no ar desde 23 de agosto de 2010. Resultado de 23 anos de luta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a outorga foi feita em outubro de 2009 à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelos dois sindicatos. A solenidade consolida a gestão bilateral da fundação, que detém a concessão da TVT.

“Considerando o caráter público da comunicação e que vivemos em uma sociedade democrática, trata-se de uma grande conquista dos trabalhadores o acesso a esse direito. É a consagração de um sonho que fortalece a democratização dos meios de comunicação”, ressalta a presidenta do Sindicato dos Bancários e vice-presidenta da fundação, Juvandia Moreira.

Ao completar quatro anos como emissora de televisão, a TVT registrou alcance também nas plataformas digitais. São mais de 11 mil vídeos produzidos e postados no site (www.tvt.org.br) no canal no YouTube, que já registraram mais de 5 milhões de visualizações.

A programação da emissora traz documentários, debates, entrevistas e prestação de serviços. Alguns exemplos são os programas ABCD em Revista, Bom pra Todos, Melhor e Mais Justo e o Seu Jornal, noticiário ao vivo com meia hora diária de duração, das 19h às 19h30. “A TVT abre o espaço para outro ponto de vista de interpretação da realidade, a partir dos movimentos sociais, dá voz ao cidadão comum, às questões do seu cotidiano, que dificilmente tem espaço nas mídias tradicionais”, diz Sanches.

Com sintonizar a TVT

Canal 44.1 HD (Grande SP)
Canal 46 analógico (Alto Tietê)
Canal 12 NET (ABC)
Canal 13 NET (Alto Tietê)
Canal 12 NET (Capital – segunda a sexta das 19h às 20h30)
Canal 8 GVT (ABC)
Satélite C3, frequência 3851, symbol rate 6247, vertical (em todo o Brasil).

Portal: www.tvt.org.br
App para Android: RedeTVT
Canal YouTube: youtube.com/redetvt
Facebook.com/redetvt

Leia também

Últimas notícias