transporte

Haddad vai à Justiça para derrubar liminar que suspende obras de ciclovias

Ciclistas organizam manifestação para esta sexta (27); ato será realizado em várias cidades do país e também do exterior, com mobilização pelo Facebook

Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Paulista ficou fora da liminar que determinou a paralisação de obras da faixas exclusivas para bicicletas na cidade

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ingressou na Justiça para tentar derrubar a liminar que determinou a paralisação de obras da faixas exclusivas para bicicletas na cidade, com exceção da Avenida Paulista, informou hoje (26) o site Brasil 247.

A decisão do juiz Fernando Rodrigues Guerra atende a um pedido do Ministério Público estadual, que exige estudos na área antes da construção das ciclovias e ciclofaixas. A Prefeitura disse, em nota, que irá entregar os estudos solicitados.

O prefeito entregou até agora 235,3 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas e a meta, até o fim desse ano, é de 400 quilômetros concluídos. Segundo estimativa da prefeitura, o custo médio por quilômetro ficou em R$ 180 mil na instalação de 156 quilômetros até 2014. Para os próximos 361 quilômetros em implantação desde o ano passado é um custo médio de R$ 250 mil por quilômetro.

Manifestação nesta sexta

Ciclistas do Brasil e do exteriorvão realizar amanhã (27) uma Bicicletada Nacional Internacional e protestar contra a suspensão das obras. As manifestações estão sendo organizadas via Facebook e já concentram eventos em cidades do Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, além de cidades na Alemanha, Itália e Reino Unido.

Na última sexta-feira (20), cerca de 300 ciclistas saíram em grupo até a sede do Ministério Público Estadual de São Paulo, onde colocaram cartazes de repúdio a atitude do órgão. As bicicletadas não vão apenas apoiar a retomada das obras em São Paulo, mas também pedir pela melhoria da infraestrutura cicloviária nas cidades onde serão realizadas.

Saiba mais: