IPPDH

Brasileiro assume instituto sobre direitos humanos no Mercosul

Paulo Abrão é presidente da Comissão de Anistia

elza fiúza/arquivo abr

Paulo Abrão tem ampla trajetória no âmbito dos direitos humanos e gestão pública no Brasil

São Paulo – Presidente da Comissão de Anistia brasileira e ex-secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão tomou formalmente posse hoje (11), em Buenos Aires, como secretário-executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH), no lugar do argentino Víctor Abramovich, primeiro a ocupar o posto, em 2010. Indicado em fevereiro, Abrão assume por um período de dois anos.

“Paulo Abrão tem uma ampla trajetória no âmbito dos direitos humanos e gestão pública no Brasil”, lembra o instituto. Formado em Direito pelo Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, entre outras atividades, ele integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto que criou a Comissão Nacional da Verdade e presidiu o Comitê Nacional para Refugiados.

Com sede na Argentina, o instituto tem disponível em sua página na internet documentos sobre a Operação Condor, de auxílio mútuo entre as ditaduras latino-americanas nos anos 1970.

“Se em situações como o Plano Condor, outros governos cooperaram para violar os direitos humanos, agora o terreno está pronto para que esses governos possam cooperar (para o desenvolvimento de políticas públicas)”, disse Abrão à agência Télam. “Temos uma missão importante, que é ajudar a integração dos países em termos de institucionalidade para prestar assessoria e apoio técnico em projetos de cooperação que possam ser implementados em nível regional.”