gestão

Apagão atinge vários estados; em SP duas estações do metrô pararam por uma hora

Os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Alagoas também foram afetados conforme relatos de internautas

São Paulo – A distribuidora de energia elétrica AES Eletropaulo, concessionária que opera na Grande São Paulo, informou na tarde de hoje (19) que teve de cortar mais de 700 Megawatts da energia distribuída, seguindo orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O fornecimento foi restabelecido por volta das 15h50.

A redução de energia em SP chegou a afetar a operação do metrô. Duas estações da Linha Amarela ficaram fechadas por aproximadamente uma hora em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República ficaram inoperantes. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) não foram afetadas. No momento, todas as linhas da cidade operam normalmente, segundo a empresa. A falta de energia, segundo a concessionária, ocorreu só na região da Luz, no centro da capital.

O ONS não informou o motivo do pedido de corte na carga às distribuidoras. O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete à ONS dar mais detalhes.

Os estados do Rio de Janeiro e Paraná também foram afetados pelo corte de energia. Pela internet foram verificados cortes também no Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Alagoas.