crise de verdade

Moradores de Suzano sofrem com falta no fornecimento e má qualidade da água

As reclamações são sobre mudança na cor da água corte de fornecimento à noite

anderson Prado/Folhapress

O Alto Tietê e a represa Guarapiranga suprem 2 milhões de pessoas antes atendidas pelo Cantareira

São Paulo – Moradores de Suzano, região metropolitana de São Paulo, sofrem com o racionamento e com a má qualidade da água há duas semanas. O município é abastecido pelo Sistema Alto Tietê, que opera atualmente com apenas 20,7% de capacidade. Em fevereiro, com a transferência de 1/3 do volume dos reservatórios para o Sistema Cantareira, o Alto Tietê tem sofrido quedas diárias no volume de armazenamento.

A moradora de Suzano, Ana Clara da Silva Evangelista, afirma que em alguns momentos a água sai das torneiras com uma coloração branca. “A água acaba durante a noite. Durante o dia, vem, mas vem fraca e branca, bem pouca, não vem como antes”, relata à Rádio Brasil Atual.

Eliana Bento Tomas concorda que a água que sai das torneiras e do chuveiro é diferente. “Tem dias que sinto que está esbranquiçada a água. Não sei se é tanto cloro que estão colocando. Sei que fica um tanto diferente.”

A aposentada Lindaura Ferreira conta que, com o racionamento, lava roupas apenas uma vez por semana e utiliza a água da máquina de lavar para limpar os banheiros. Ela também reclama da coloração de água.

A queda diária no armazenamento de água nos sistemas Alto Tietê e Cantareira configura a pior crise hídrica do estado de São Paulo. O Cantareira abastece 8 milhões de pessoas na região metropolitana e nas zonas norte, leste e central da capital paulista. Já o Alto Tietê abastece 4,5 milhões, na região de Poá, Mogi das Cruzes e zona leste.

Em virtude da escassez constatada no Cantareira já no início deste ano, o Alto Tietê passou a suprir, junto com a represa Guarapiranga, 2 milhões de pessoas.

Ouça a reportagem completa na Rádio Brasil Atual:

Leia também

Últimas notícias