São Paulo

Trabalhadores e estudantes de universidades públicas têm pauta unificada

Alunos ressaltam que as reivindicações dos funcionários estão atreladas às demandas estudantis

Ato teve pauta baseada em reajuste salarial e transparência nos gastos das universidades

São Paulo – Professores, funcionários e estudantes das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, estão em greve desde o último dia 27 por uma pauta que reúne reajuste salarial, a abertura das contas das universidades e o posicionamento contra o processo de privatização de setores das instituições. Reportagem que foi ao ar na edição do Seu Jornal, da TVT, acompanhou o ato que levou trabalhadores e universitários ontem (3) até a frente a reitoria da Unesp.

Francisco Miraglia, diretor da Associação de docentes da USP, aponta que a gestão do PSDB sacrifica os institutos de pesquisa e verbas da universidade. “Embora a gente tenha ganhado na luta a autonomia da universidade, é preciso luta constante para mantê-la e para arcar com os custos e o investimento necessário da expansão”, argumentou.

No ato de ontem, alunos ressaltaram que as pautas dos funcionários estão atreladas às reivindicações estudantis. “A piora nas condições de trabalho dos professores e funcionários da USP é a piora na qualidade do ensino que a gente tem dentro da universidade”, afirmou Lucas Marcondes, matriculado no curso de História da USP.

De acordo com Bruno Domingos de Azevedo, estudante da Unesp, houve, neste ano, um corte de 50% das bolsas de extensão na instituição. “As bolsas de permanência estudantil não são suficientes para atender a demanda que existe.”

Assista a reportagem realizada pela TVT: