Movimento Geraizeiro

Agricultores querem criação de reserva sustentável no norte de Minas

Além disso, o movimento quer o reconhecimento legal da população como comunidades tradicionais

Na semana passada, os agricultores realizaram greve de fome e sede durante três dias, em Brasília

São Paulo – O Movimento Geraizeiro, que reúne agricultores de comunidades tradicionais do norte de Minas Gerais, cobra do governo federal a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes dos Gerais. Na semana passada, cerca de 150 agricultores realizaram três dias de greve de fome e sede na Praça dos Três poderes, em Brasília. A ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, prometeu que vai analisar o projeto. A reportagem foi ao ar na edição de sexta (6) do Seu Jornal, da TVT.

Além disso, o movimento quer o reconhecimento da população como comunidades tradicionais pelo estado. A violência sofrida por fazendeiros somada ao desenvolvimento da indústria madeireira, e consequente seca na região, impedem o desenvolvimento sustentável e o modo de vida das comunidades.

“Nós estamos tendo dificuldades na questão da terra que está sendo utilizada para a plantação de monocultura de eucalipto, e a exploração mineral. E isso, consequentemente, contribui para a seca no norte de Minas”, afirma Jairo Amorim, coordenador do Movimento Geraizeiro.

O projeto para a criação do RDS foi elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente há 12 anos. As populações tradicionais da região são compostas por geraizeiros (habitantes de áreas de chapadas), apanhadores de flores sempre-vivas, vazanteiros, veredeiros, catingueiros, quilombolas e indígenas.

Assista à reportagem realizada pela TVT:

Leia também

Últimas notícias