em Brasília

Índios dão queixa de deputados e participam de audiência pública por direitos e terras

Manifestantes protocolaram queixa-crime contra os deputados federais Luís Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), por terem incitado a violência contra índios

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No Congresso, índios entoaram cantos antes de se manifestarem no Ministério da Justiça, ontem (27)

São Paulo – Durante essa semana, representantes de mais de cem povos indígenas estão em Brasília para reivindicar os direitos dessa população. Após manifestação no Congresso nacional ontem (27), eles vão participar hoje (28) de uma audiência pública sobre a questão. Lideranças afirmam que as mobilizações têm como objetivo a defesa dos territórios indígenas. A reportagem foi ao ar na edição de ontem (27) do Seu Jornal, da TVT.

Depois de protestarem em frente ao Congresso, os índios protocolaram queixa-crime contra os deputados federais Luís Carlos Heinze (PP/RS) e Alceu Moreira (PMDB/RS), por terem incitado a violência contra índios, quilombolas, gays e lésbicas em um vídeo publicado na internet em fevereiro deste ano. Os deputados se referiram a essas classes como “tudo que não presta no Brasil”.

A queixa contra os parlamentares foi apresentada à Procuradoria-Geral da República (PGR) pela frente parlamentar em defesa dos direitos humanos. De acordo com Sonia Guajajara, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a denúncia foi feita, mas ainda não houve seguimento.

“Esse discurso deles é o que incita a violência da sociedade, dos pequenos produtores, contra as nossas populações, por isso que a gente vem aqui protocolar no STF, pedir que eles nos deem um posicionamento”, afirma a líder indígena.

Depois de apresentar a denúncia ao Supremo, os indígenas fizeram um ritual de pajelança na Praça dos Três Poderes. Em seguida foram até a parte superior do Congresso, próximo às cúpulas onde ficam os plenários da Câmara e do Senado.

Segundo Sonia Guajajara, o ato simbolizou a discordância dos índios com os parlamentares. “Estamos no Congresso, onde a cada dia temos nossos direitos atacados; onde está a maior ofensiva contra o direito dos povos indígenas”, afirmou.

*Com informações da Agência Brasil

Assista a reportagem realizada pela TVT:

Leia também

Últimas notícias