50 anos do golpe

Ditadura e história recente aumentam interesse da Alemanha no Brasil

Sérgio Costa: atual governo progressista e os avanços no combate a desigualdade destacam o país São Paulo – O Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI), da Universidade Livre de Berlim, realiza […]

Sérgio Costa: atual governo progressista e os avanços no combate a desigualdade destacam o país

São Paulo – O Instituto de Estudos Latino-Americanos (LAI), da Universidade Livre de Berlim, realiza ao longo desta semana seminário internacional sobre a história da ditadura brasileira. O evento faz parte da série Brasil Nunca Mais – 50 anos do golpe militar e conta com exposições, filmes e palestras sobre o golpe de 1964.

A atuação da Comissão Nacional da Verdade, formas de resistência criadas contra o governo militar brasileiro e o governo nazista alemão e o acordo bilateral nuclear, formado na época da ditadura entre Brasil e Alemanha, são os principais eixos do debate. Segundo Sérgio Costa, sociólogo brasileiro integrante da LAI, o atual governo progressista brasileiro e os avanços no combate a desigualdade, ao longo dos anos 2000, são os principais motivos do crescente interesse da Alemanha pelo Brasil.

Costa destaca ainda cooperações no âmbito do movimento sindical que existem desde a época em que os sindicatos estavam na oposição, lutando contra a ditadura.

Em maio, seminários Brasil-Alemanha serão realizados em São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, entre os dias 5 a 7 de maio, na PUC. Em 8 de maio, os debates serão realizados na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assista ao comentário de Flávio Aguiar, de Berlim, para a TVT:

Leia também

Últimas notícias