sem conexão

Funcionários de Telecentros fechados fazem manifestações no centro de São Paulo

Empresas responsáveis pelos atendimentos estariam com débitos trabalhistas e com contratos por encerrar

São Paulo – Cerca de 200 funcionários de telecentros de toda a cidade de São Paulo realizaram manifestação hoje (4) na frente da Secretaria Municipal de Serviços, no centro da capital. Eles reivindicam a reabertura dos 255 unidades do programa e interferência da gestão municipal em relação a pendências trabalhistas por parte da empresa Zênega, responsável pela manutenção dos equipamentos, e o Instituto Idort, responsável pelos cursos de informática.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços, o Tribunal de Contas do Município (TCM) interrompeu o processo de licitação aberto para contratação de novas empresas e os telecentros estão com as atividades interrompidas desde o dia 1º.

Os atuais contratos venceram no dia 31 de março. Para contornar a situação, a prefeitura propôs uma prorrogação emergencial dos contratos. O contrato da Zênega foi renovado, mas mesmo assim, 60 trabalhadores teriam sido demitidos e sem receber direitos. “Eles deveriam ter depositado as verbas rescisórias nas contas dos trabalhadores no dia 21 de março e isso não foi feito. Além disso, alguns dos demitidos ficaram trabalhando sem vínculo empregatício e agora estão com a situação indefinida também”, afirma Josafá Cavalcante, ex-coordenador da supervisão Técnica da empresa na zona leste e norte.

Em nota, a secretaria afirma que a prorrogação com a Idort não aconteceu porque a empresa não apresentou toda a documentação exigida. Em seu site, a empresa alega não ter sido informada de que havia falha na documentação.

Os funcionários do Instituto Idort reclamam desconhecer como ficará sua situação. Dizem não receber vale-transporte e outros benefícios há dois meses e não saber se serão ou não demitidos. “A gente não sabe se vi continuar ou não. Não recebemos salários este mês e não sabemos se vamos receber no mês que vem”, afirma Anderson Silva Azevedo, supervisor do telecentro do Jardim La Penna, na zona leste, que atendia, em média, 150 pessoas por dia.

Depois da manifestação, uma comissão dos manifestantes foi recebida por Simão. Segundo Anderson, a secretaria afirmou que os problemas eram de responsabilidade da Idort. Segundo o secretário de Serviços, Simão Pedro, os telecentros ficarão fechados pelo menos até o próximo dia 15.

Leia também

Últimas notícias