Maria Victoria Benevides

Ensino de direitos humanos em escolas de São Paulo é ‘ampliação da cidadania democrática’

Prefeitura criará quatro Centros de Educação em Direitos Humanos no próximo semestre. Para socióloga, cultura de violência em São Paulo é fruto da naturalização das práticas de tortura

Maria Victoria Benevides

Professora considera “herança maldita” a naturalidade com que setores policiais e Judiciário veem práticas de tortura

São Paulo – Para promover a cultura de direitos humanos nas escolas municipais de São Paulo, a prefeitura criará, no próximo semestre, quatro Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs). A iniciativa foi lançada no início do mês pelas secretarias de Direitos Humanos e de Educação da gestão Fernando Haddad (PT). Na visão da professora da Faculdade de Educação da USP, Maria Victoria Benevides, o estudo de direitos humanos na rede municipal de ensino é uma importante proposta de “ampliação da cidadania democrática”.

Os centros terão como objetivo disseminar valores humanistas, como tolerância, respeito, solidariedade e diversidade aos alunos e professores da rede em combate à cultura de violência em São Paulo. As unidades serão instaladas nos Centros de Educação Unificados (CEUs) Jardim Paulistano, na zona norte; Pêra-Marmelo, na zona oeste; Casa Blanca, na zona sul; e São Rafael, na zona leste. “A democracia e os direitos humanos são processos, não realidades perfeitamente acabadas. Há sempre o que aperfeiçoar na democracia e na possibilidade de promoção de novos direitos”, explica a professora.

Para Maria Victoria, as raízes da violência na cidade são herança das práticas de tortura realizadas durante a ditadura (1964-85) e se manifestam hoje na negligência do Poder Judiciário ao avaliar crimes contra os diretos humanos. Mesmo com os trabalhos das Comissões da Verdade instaladas por todo o país, ainda não há condenados pelos crimes de tortura. “A cumplicidade do Judiciário é realmente uma das grandes maldições do nosso regime político. Nós não podemos falar realmente nem em democracia nem em República no Brasil”, observa.

Ouça a entrevista completa de Maria Victoria Benevides à Rádio Brasil Atual

Leia também

Últimas notícias