caos

Falha provoca lentidões de 4h30 no Metrô-SP em horário de pico da manhã

Pane em equipamento de via na estação Tucuruvi se estendeu das 5h50 às 10h19, paralisando Linha 1-Azul. Mais uma vez, usuários se espremem em trens e plataformas

@deia1508/ Reprodução

Metrô informou, pelo Twitter, que as equipes de manutenção trabalham para resolver o problema

São Paulo – A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo apresentou nova falha na manhã de hoje (21). E logo no início da operação. Às 5h50, uma “falha em equipamento de via” na estação Tucuruvi, na zona norte da cidade, fez com que as composições circulassem com velocidade bastante reduzida e grande tempo de parada.

Os usuários foram obrigados a se aglomerar nas plataformas. Uma passageira reclamou, no Twitter, que “não dá nem pra chegar perto da catraca do Tucuruvi!!”. Outro usuário lamentou que o Metrô esteja com problemas “novamente”: “Metrô Tucuruvi no caos da sexta-feira. Haja paciência!” Repórteres da RBA ficaram cerca de dez minutos dentro de trens completamente parados na estação Ana Rosa e Paraíso.

O metrô informou, pelo Twitter, que o problema operacional foi resolvido por volta das 10h19 e que a Linha 1-Azul já opera sem restrições. Os usuários, no entanto, continuaram reclamando pelas redes sociais: “mais um pouco vou perder o meu emprego por causa de vocês, transporte público sucateado”, disse um usuário, por volta das 11h30. “Todos os dias o Metrô está com problemas, tive que pegar um táxi pra ir trabalhar gastei R$ 50”, voltou a dizer o passageiro.

Por conta do problema, a Estação Luz, no centro, que faz conexão com a Linha 4-Amarela, privatizada, e as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estava ainda mais super-lotada do que o comum. Às 6h, os usuários não conseguiam ultrapassar as catracas. O Metrô informou, por meio das rede sociais, que as equipes de manutenção trabalhavam para resolver o problema.

“Linha Azul mais devagar impossível no sentido Tucuruvi. Trens lotados. Enquanto houver impunidade, será esse descaso!”, reclamou um usuário no Twitter, em referência às denúncias de superfaturamento na compra de trens e formação de cartel de empresas ferroviárias em conluio com membros do governo do PSDB. “Velocidade reduzida é uma coisa, passar três metrôs no período de uma hora é outra!! Desumano isso! Todo dia”, criticou outro passageiro pela rede social.

Esta é a segunda vez, apenas nesta semana, que a Linha Azul-1 do Metrô apresenta problemas e prejudica usuários. Na segunda-feira (17) uma “falha pneumática” num trem da estação Liberdade deixou as vias com circulação restrita entre às 7h22 e às 8h24. Algumas catracas tiveram que ser fechadas e o problema afetou os passageiros das Linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela.

Leia mais sobre Metrô:

Leia também

Últimas notícias