Crítica

Dilma afirma que assédio contra mulheres em trens é vergonha para a sociedade

Pelo Twitter, presidenta pede que vítimas de abusos não tenham receio de denunciar a prática e que polícias trabalhem para combater o problema, que o 'Brasil de hoje não comporta mais'

Zanone Fraissat/Folhapress

Nos últimos dias foram três casos registrados em São Paulo, que tem 17 prisões desde janeiro

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff criticou hoje (21) a ação de “criminosos” que assediam mulheres em ônibus, trens e metrôs. Pelo Twitter, ela emitiu uma série de mensagens contra a prática, que esta semana resultou na prisão de homens que agiram na capital paulista com constrangimento e ataques a vítimas.

“É uma triste coincidência que, no mês em que se celebra o Dia Da Mulher, nos deparemos com onda de crimes de assédio sexual no transporte público. A ação de criminosos que assediam e abusam de mulheres em ônibus, trens e metrôs envergonha a nossa sociedade. Avançamos no combate à violência doméstica, com a Lei Maria da Penha, mas ainda enfrentamos outros tipos de violência contra a mulher.”

A ação de grupos organizados pela internet ficou mais clara esta semana, depois da prisão de um homem por estupro na Estação da Luz, em São Paulo, na última segunda-feira (17). O rapaz colocou o pênis para fora e ejaculou na calça da vítima, que gritou por socorro e foi salva de uma agressão mais grave pelos demais passageiros do trem.

Embora a situação não seja nova, o surgimento de grupos em redes sociais formados por  entusiastas da prática de “encoxar” mulheres em locais públicos tem chamado a atenção dos órgãos públicos. Só neste ano, a Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) contabilizou 17 ocorrências de mulheres molestadas em composições da CPTM e do Metrô, em São Paulo. Destas, 16 foram registradas como importunação ofensiva ao pudor e uma como estupro.

“Venho pedir às vítimas que não se intimidem em denunciar. E às polícias que não se omitam em combater a prática. O Brasil de hoje não comporta mais qualquer q tipo de violência contra a mulher”, complementou Dilma.

As mensagens foram emitidas horas depois de uma reunião no Palácio do Planalto entre a presidenta e representantes dos movimentos de mulheres por igualdade de gênero. Em entrevista ao Blog do Planalto, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres demonstrou entusiasmo com o encontro. “A reunião foi extraordinária e histórica. É a primeira vez que o movimento de mulheres, de vários setores, entra no Palácio para ser recebido por uma presidenta. As mulheres declararam com muita alegria o apoio ao governo federal, às políticas da presidenta e à mudança que teve na cultura brasileira após a eleição da presidenta Dilma”, afirmou.

Maria Betânia Ávila, do Instituto Feminista para a Democracia, afirma que foi possível apresentar a Dilma a visão dos movimentos sobre os principais problemas que afetam a construção da democracia e dos direitos das mulheres. “Uma reunião do movimento de mulheres do Brasil com a presidenta da República, uma presidenta com a história, o compromisso e a determinação que ela tem de trabalho, de compromisso com os direitos das mulheres. Foi uma reunião histórica, em primeiro lugar. Uma reunião democrática, um diálogo excelente, fluido.”

Leia também

Últimas notícias