internet livre

Criador da WWW divulga nota em favor do Marco Civil brasileiro

Wikimedia Commons Lee afirma que o Marco Civil foi construído em um “processo inovador, inclusivo e participativo” São Paulo– Conhecido como criador da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee divulgou, […]

Wikimedia Commons

Lee afirma que o Marco Civil foi construído em um “processo inovador, inclusivo e participativo”

São Paulo– Conhecido como criador da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee divulgou, nesta segunda-feira (24), uma nota em que defende a aprovação, “sem mais demora ou alteração”, da proposta do Marco Civil brasileiro da Internet. Para ele, a aprovação seria um “o melhor presente de aniversário possível” para os internautas brasileiros. O texto foi publicado no site World Wide Web Foudation.

Lee afirma, ainda, que o texto do Marco Civil foi construído pelos próprios usuários, em um “processo inovador, inclusivo e participativo”. O criador da web defende que a aprovação do marco vai representar “progresso social” e “ajudará a inaugurar uma nova era”. Ele cita o Brasil como “líder mundial em democracia”.

Leia o texto de Tim Berners-Lee, na íntegra:

Neste ano do 25º aniversário da Web, as pessoas em todos os lugares estão exigindo que seus direitos humanos sejam protegidos online. Se o Marco Civil for avançado, sem mais demora ou alteração, este seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da Web brasileira e mundial. Espero que, ao fazer passar este projeto de Lei, o Brasil vá consolidar sua reputação orgulhosa como um líder mundial em democracia e progresso social, e ajudará a inaugurar uma nova era – aquela em que os direitos dos cidadãos em todos os países ao redor do mundo são protegidos por leis digitais de direitos.

Como a Web, o Marco Civil foi construído por seus usuários – o processo inovador, inclusivo e participativo resultou em uma política que equilibra os direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que utilizam a Internet. Claro, ainda há discussão em torno de algumas áreas, mas, finalmente, o projeto de Lei reflete a Internet como deveria ser: uma rede aberta, neutra e descentralizada, em que os usuários são o motor para a colaboração e inovação. É elogiável que o projeto de Lei tenha entre seus fundamentos a garantia dos direitos humanos, tais como a privacidade, cidadania e preservação da diversidade e da finalidade social da Web.

Leia também

Últimas notícias