rotina

Semana começa com falhas em três linhas do Metrô paulista

Sistema de avisos de lentidão pela companhia, via SMS, tem falhado também

CC / jusada

Metrô paulistano: perigoso trajeto diário para se deslocar entre a casa e o local de trabalho

São Paulo – O dia mal começava. Às 5h51 desta segunda-feira (24), a Linha 2-Verde do Metrô já travava. Uma falha na estação Sacomã paralisou a circulação. As dificuldades para embarque afetavam as estações Alto do Ipiranga, Ana Rosa e até Paraíso. As plataformas estavam abarrotadas. Os trens idem, circulando lentamente.

Por volta das 7h, os usuários da Linha 1-Azul passaram a ser afetados por paralisações. Relatos de passageiros apontavam problemas nas estações Armênia e Jardim São Paulo, com esvaziamentos de trens, restrições de acesso, desligamentos de escadas rolantes, paradas longas e lentidão no fluxo das composições. Os reflexos eram muito sentidos na estação Portuguesa-Tietê, que liga o Terminal Rodoviário ao metrô. O excesso de usuários na plataforma e nos trens causava tensão pelo atraso, que retardava a ida ao trabalho.

O embarque chegava a demorar 45 minutos. Pessoas reclamavam a devolução do dinheiro dos bilhetes para que pudessem sair do local e buscar outros meios de transporte. Algumas passavam mal. Em alguns carros não havia ar-condicionado nem ventilação.

Funcionários contavam que o problema começou por volta de 6h50, mas as justificativas eram desencontradas. Uma versão confirmava o relato dos usuários sobre falhas nas estações Armênia e Jardim São Paulo. Outra, indicava a falta de dois trens no sistema, o que teria provocado um “buraco” nos horários e desencadeado atrasos. Segundo explicações dos metroviários, a causa dessa ausência teria ocorrido para que os equipamentos passassem por manutenção.

A Linha 3-Vermelha, constantemente atingida por falhas, não escapou dos transtornos pela manhã. Desde cedo, pessoas se aglomeravam para embarcar. Na estação Vila Matilde, por exemplo, grandes filas se estenderam ao menos até as 8h45, com muitos usuários atrasados para trabalhar ou estudar. Mais tarde, por volta de 11h30, outro problema. Desta vez – por falha na estação República –, os trens circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada.

A assessoria de comunicação do Metrô informou, ainda no período da manhã, que todos os problemas foram localizados e resolvidos. De acordo com as informações, as linhas operariam normalmente antes das 12h. No entanto, na Linha 3-Vermelha, às 13h30, usuários do sistema reclamavam de superlotação na plataforma da estação Penha e de um carro parado por falha técnica.

A reportagem é cadastrada no serviço de mensagens por SMS do Metrô, que normalmente informa quando há “velocidade reduzida” e retorno à “operação normal” – embora nunca indique as razões, já é um alerta que pode servir para o usuário se vai para o sacrifício, se espera ou se vai de ônibus. Mas não chegaram torpedos em nenhum dos respectivos horários.

Leia mais sobre Metrô:

Leia também

Últimas notícias