Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2014 / 02 / SP terá eleição para Conselho Municipal de Trânsito e Transportes nos dias 15 e 22

participação

SP terá eleição para Conselho Municipal de Trânsito e Transportes nos dias 15 e 22

Sociedade civil poderá eleger 15 representantes. Órgão pode propor medidas e fiscalizar o andamento da política de mobilidade
por Gisele Brito, da RBA publicado 10/02/2014 16h05, última modificação 10/02/2014 16h28
Sociedade civil poderá eleger 15 representantes. Órgão pode propor medidas e fiscalizar o andamento da política de mobilidade
Marcelo D'Sants/Frame/Folhapress
faixa exclusiv_Marcelo D'Sants_Frame_Folhapress.jpg

Vagas da sociedade civil serão regionais ou temáticas. Poder público e operadores do sistema terão 26 cadeiras

São Paulo – A população de São Paulo poderá eleger pela primeira vez, nos próximos dias 15 e 22, representantes para o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes. O órgão colegiado tem o papel de propor medidas e fiscalizar o andamento da política de mobilidade da cidade e poderá solicitar informações e convidar técnicos e especialistas para discutir assuntos relativos ao tema. Os conselheiros terão mandato de dois anos e não serão remunerados.

A sociedade civil poderá eleger 15 pessoas, um representante para cada uma das cinco regiões da cidade e dez representantes pelos segmentos que compõem a política de transporte: meio ambiente e saúde, juventude, ONGs, ciclistas, pessoas com deficiência, idosos, movimento estudantil secundarista e universitário, movimentos sociais e sindicato de trabalhadores.

Para se candidatar a uma das vagas dos segmentos temáticos, no dia 15, é preciso participar de um encontro, entre 8h30 e 12h, na Universidade Nove de Julho, na rua Vergueiro, 235, no Paraíso, e montar uma chapa, com candidato a titular e a suplente. A eleição dos conselheiros será no mesmo dia.

Já os candidatos para uma das vagas regionais devem fazer a inscrição para participar do pleito até o dia 18 no site que trata do conselho. A votação será feita nas Subprefeituras da Penha, para os moradores da zona leste; M'Boi Mirim, para a população da zona sul; Pinheiros, para os residentes na zona oeste, e Santana/Tucuruvi para quem mora na zona norte. Os moradores do centro poderão devem votar na Câmara Municipal. O horário das votações também será das 8h30 às 12h.

Ao todo, o conselho terá 41 vagas. As outras 26 serão divididas igualmente pelo poder público e pelas operadores dos serviços de transporte.

Os novos conselheiros devem assumir no dia 27 de março, data da próxima reunião ordinária do conselho.