provisório

Projeto anistia imigrantes ilegais que entraram no país até junho de 2013

Haitianos no Acre. Vulnerabilidade ampliada por situação ilegal Brasília – O Projeto de Lei 6300/13, do deputado Junji Abe (PSD-SP), em análise na Câmara dos Deputados, autoriza os estrangeiros em […]

Haitianos no Acre. Vulnerabilidade ampliada por situação ilegal

Brasília – O Projeto de Lei 6300/13, do deputado Junji Abe (PSD-SP), em análise na Câmara dos Deputados, autoriza os estrangeiros em situação irregular no Brasil, que tenham entrado no País até o dia 30 de junho de 2013, a requerer o registro provisório.

O projeto beneficia os que entraram clandestinamente no território nacional e os que entraram legalmente, mas se encontram com o prazo de estada vencido. O registro provisório é geralmente obtido nas unidades da Polícia Federal.

A proposta altera a Lei 11.961/09, que anistiou os estrangeiros ilegais que entraram no Brasil até o dia até 1º de fevereiro de 2009. A norma criou um trâmite mais rápido para os processos de regularização imigratória.

O deputado Junji Abe afirma que a crise financeira global, iniciada em 2008, aumentou o fluxo imigratório para o Brasil, exigindo do País uma resposta para o caso dos estrangeiros ilegais. Ele citou como exemplo os haitianos e bolivianos, a maioria vivendo em situação irregular.

RBAJunjiAbe.jpg
O deputado Junji Abe

Para ele, a anistia aos imigrantes é também uma forma de combater o tráfico de pessoas e os abusos cometidos contra os imigrantes. “Em virtude da situação precária em que vivem os migrantes irregulares, além de não contar com as garantias constantes das normas trabalhistas e previdenciárias, são frequentemente explorados por pessoas inescrupulosas, que os obrigam a trabalhar muitas horas além da jornada permitida, não raro em condições insalubres”, disse Junji Abe.

O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também

Últimas notícias