violência

Estudo sobre direitos humanos destaca repressão policial aos manifestantes de junho

Relatório Direitos Humanos no Brasil será lançado hoje (3) e versa também sobre violência no campo e a influência de agrotóxicos para o câncer infantil

Mídia Ninja

Os textos destacam a repressão policial aos protestos contra aumento da passagem de ônibus e metrô

São Paulo – A 14ª edição Relatório Direitos Humanos no Brasil, que apresenta dados e análises anuais sobre o tema em áreas como saúde, moradia, trabalho e educação, será lançada hoje (3) pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos. A publicação de 2013 foi produzida por cerca de 300 organizações sociais e especialistas e aborda principalmente a onda de protestos pela redução do valor da tarifa de ônibus, a ação de agrotóxicos no organismo humano, a violência obstétrica, além de projetos de lei que não avançaram no país.

A coordenadora desta edição do relatório, Daniela Stefano, disse hoje à Rádio Brasil Atual que os textos destacam a violenta repressão policial aos protestos pela revogação do aumento da passagem de ônibus e metrô, organizados pelo Movimento Passe Livre (MPL), em São Paulo. “A violência também gerou solidariedade e a possibilidade das pessoas se expressarem livremente”, afirma. Além disso, a publicação traz uma análise da cobertura midiática realizada tanto pela grande mídia quanto pela mídia alternativa sobre o caso.

A influência dos agrotóxicos na alimentação humana também foi uma forma de violência abordada pelo relatório. De acordo com a autora de um artigo sobre o tema, Larissa Mies Bombardi, entre 1999 a 2009 houve no Brasil 1.876 casos de morte por intoxicação por agrotóxicos. “Morreram mais pessoas pelo consumo de alimentos com agrotóxicos do que pelos conflitos no campo”, destaca Daniela.

Ela também reforça que o documento apresenta análise sobre o estudo da oncohematologista do hospital infantil Boldrini Silvia Brandalise, sobre a contribuição direta de agrotóxicos para o desenvolvimento do câncer infantil. “O agrotóxico acaba trazendo várias infecções e alterações genéticas nas crianças desde quando elas ainda estão no ventre da mãe. Essa é uma questão bastante importante e pouco divulgada na mídia.”

A publicação, ilustrada pelo fotógrafo João Roberto Ripper, ainda possui artigos referentes a projetos de lei que geraram polêmicas, como os que tratam da terceirização, democratização da mídia e o marco civil da internet, além de abordar questões como a violência obstétrica e as populações tradicionais de quilombolas e indígenas.

O lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil ocorrerá hoje (3), às 18h30, Sesc Consolação e homenageará organizações que tiveram destaque no ano de 2013 na luta pelos direitos humanos, como o Movimento dos Atingidos por Barragens, a Caritas Arquidiocesana de São Paulo, o Centro de Acolhida para Refugiados e o MPL.