Chuva provoca vinte mortes e deixa 40 mil desabrigados no Espírito Santo e em Minas

Yuri Barichivich/Folhapress Na Grande Vitória, a chuva de ontem agravou a situação e provocou deslizamentos São Paulo – A chuva forte que atinge o Espírito Santo já provocou seis mortes, […]

Yuri Barichivich/Folhapress

Na Grande Vitória, a chuva de ontem agravou a situação e provocou deslizamentos

São Paulo – A chuva forte que atinge o Espírito Santo já provocou seis mortes, segundo balanço divulgado hoje (22) pela Defesa Civil estadual. O temporal que atingiu a Grande Vitória na tarde de ontem elevou para 40.150 o número de pessoas, em todo o estado, que precisaram deixar suas casas. Em Minas Gerais já são 14 mortes confirmadas em decorrência da chuva.

O boletim de hoje informa ainda que 5.307 pessoas estão desabrigadas e encontram-se em abrigos municipais e 34.843 desalojadas. Ao todo, 45 pessoas estão feridas. Nas últimas 24 horas, choveu 130 milímetros, o que provocou o desabamento de cinco casas na capital, Vitória, e queda de barreiras nas cidades da Serra e Viana.

O governo de Renato Casagrande (PSB) realiza reunião de emergência esta tarde para definir os novos passos da atuação frente à crise. No sábado ele e o ministro da Integração Nacional,  Francisco Teixeira, percorreram algumas das áreas mais afetadas e trataram da ajuda financeira ao estado. “O momento ainda é de acolher as pessoas, de salvar vidas e garantir alimentação, remédios, abrigo e kits de higiene e limpeza. Como a situação está se agravando, decidimos decretar emergência estadual, para facilitar o trabalho integrado com a União e garantir que a ajuda humanitária chegue mais rapidamente aos capixabas que estão sofrendo com essa situação”, disse, após a conversa, o governador.

O Palácio do Planalto informou no final da tarde que Dilma Rousseff viaja amanhã de manhã a Vitória, onde deve percorrer áreas afetadas.

A chuva já provocou estragos em 45 municípios. Desses, 22 entraram com pedido de situação de emergência ou estado de calamidade pública. O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

A Defesa Civil estadual alerta para o risco muito alto de inundação e deslizamento de terra na região serrana e a possibilidade de alagamentos nos municípios de Linhares e Colatina devido à alta do Rio Doce. Do lado mineiro, em Ipatinga e Governador Valadares, foram registrados deslizamentos que deixaram três mortos, entre eles duas crianças da mesma família.

Conforme o último boletim meteorológico divulgado pela Defesa Civil mineira, 60 municípios registraram problemas desde o início do período chuvoso. Desses, 16 decretaram situação de emergência. Uma pessoa está desaparecida, quatro ficaram feridas, 563 estão desalojadas e 139 desabrigadas.

Leia também

Últimas notícias