Você está aqui: Página Inicial / Cidadania / 2013 / 11 / Votação para escolha de conselheiros populares de SP será no próximo fim de semana

participação popular

Votação para escolha de conselheiros populares de SP será no próximo fim de semana

Relação dos candidatos, com nome, apelido e número para votação também está disponível
por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 30/11/2013 15h13, última modificação 30/11/2013 15h14
Relação dos candidatos, com nome, apelido e número para votação também está disponível
CC / Almir Dupon OSR
obras publicas.jpg

Entre as principais atribuições dos conselhos populares está a fiscalização dos recursos públicos

São Paulo – A prefeitura de São Paulo colocou à disposição os locais de votação para as eleições dos 32 Conselhos Participativos Municipais das subprefeituras, que serão realizadas no dia 8 de dezembro, das 8h às 17h. Cada eleitor pode votar em até cinco candidatos, para qualquer subprefeitura da cidade, mas só poderá votar na escola determinada em seu domicílio eleitoral.

O local de votação pode ser consultado na página dos conselhos. Para facilitar a busca, o cidadão pode utilizar o comando de pesquisa do computador (acionando a combinação de teclas Ctrl + F) e escrever o nome da escola onde vota nas eleições regulares. Do lado direito da tabela estará o nome da unidade de ensino em que vai ocorrer a votação. O pleito é facultativo e será realizado em urnas eletrônicas.

Não será possível votar em qualquer local da cidade, como a prefeitura esperava fazer. Tampouco será permitido o voto de quem não possui título de eleitor, pois é preciso saber ao menos a Zona Eleitoral em que a pessoa está inscrita.

Com a medida, os imigrantes residentes em São Paulo estariam proibidos de votar, mas uma resolução da prefeitura, publicada neste sábado (30) no Diário Oficial, vai permitir a participação destes cidadãos no processo.

A prefeitura também colocou à disposição a relação dos 2.855 candidatos. Eles vão disputar 1.125 vagas. Os nomes, apelidos e números para votação podem ser consultados na página de candidatos, no site dos conselhos. O apelido é o nome que constará na urna eletrônica.

A Rede Nossa São Paulo, que agrega organizações que atuam nas áreas de cidadania e participação social, criou uma página no Facebook para divulgar as candidaturas de todos os aspirantes a uma vaga nos conselhos. A ideia é que eles usem o espaço para apresentar propostas e apontar os problemas do distrito em que pretende atuar.

Cada subprefeitura terá de 19 a 51 conselheiros, em proporção à população do distrito. Os distritos de M'Boi Mirim e Itaquera são só que têm mais candidatos, com 154 e 152, respectivamente. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2014 e terão mandato de dois anos. Eles vão atuar na proposição de investimento de verbas da região, indicação de obras prioritárias, fiscalização dos gastos e ações das subprefeituras.

Além disso, um membro de cada regional será eleito por seus pares para compor o Conselho de Planejamento e Orçamento Participativos da prefeitura. Junto aos indicados pelos conselhos temáticos (educação, cultura, saúde), esses representantes vão discutir, avaliar e fazer propostas ao orçamento anual do município, em uma reformulação da proposta de orçamento participativo, que foi realizado na gestão Marta Suplicy (2001-2004).