Reforma política

Movimentos sociais iniciam campanha por Constituinte exclusiva

CUT, MST, UNE e outras entidades participam de plenária marcada para sábado

São Paulo – Movimentos sociais de São Paulo realizam plenária estadual no sábado (30) com objetivo de formar os comitês da campanha por um plebiscito popular para convocação de Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma política. A campanha foi aprovada pela plenária nacional dos movimentos sociais, em setembro. O encontro será no Sindicato dos Químicos, na rua Tamandaré, 348, no bairro da Liberdade.

“Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” é a pergunta única do plebiscito proposto pelos movimento, que será realizado entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. A coleta de votos será organizada pelos comitês municipais, que serão indicados na plenária de sábado. Os movimentos sociais serão responsáveis para fazer a mobilização e divulgação da coleta de votos, que deve acontecer pelo sistema de urnas, em locais públicos.

“Neste sentido, todo o calendário de formação que teremos o ano que vem será muito importante para todo o processo do plebiscito”, afirma Hugo Fanton, da Assembleia Popular. Cada comitê estadual da campanha formará também uma comissão de comunicação, que também ajudará na divulgação do plebiscito.

Para a campanha, entidades como a CUT, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) elaboraram uma cartilha e a proposta de um curso nacional de formação, que será realizado entre 6 e 8 de dezembro, onde serão abordados os pontos: História da formação do Estado brasileiro; Como funciona o atual Sistema Político Brasileiro?; O que é e como se “faz” uma Constituinte?; Por que propomos a realização de uma Constituinte Exclusiva e Soberana? e Como participar da Campanha Nacional.

Confira a programação

08:30 – Café

09:00 – Abertura

09:15 – Mesa “As insatisfações com o sistema político brasileiro e a convocação de uma Constituinte, exclusiva e soberana”

Ricardo Gebrim – SASP e Representante da UNE (a confirmar)

10:05 – Debate em plenária

11:00 – Mesa  “O quê pode ser mudado com a mudança no sistema político”

Rosane da Silva – Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT e Luciano Santos – Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política

11:50 – Debate em plenária

13:00 – Almoço

14:30 – Mesa “Organização do Plebiscito Popular Nacional”

Paola Estrada – Secretaria Nacional do Plebiscito e Representante do CONEN (a confirmar)

15:00 – Mesa “Breve histórico de construção dos plebiscitos em SP e a organização do plebiscito pela Constituinte exclusiva e soberana em SP”

Fátima Sandalhel – Secretaria Nacional do Plebiscito e Hugo Fanton – Assembleia Popular

15:30  – Debate

16:30 – Encaminhamentos

17:00 – Encerramento da Plenária

18:30 – Festa de Confraternização

Leia também

Últimas notícias