Por três meses

Pedro Dallari assume a coordenação da Comissão Nacional da Verdade

Ele é o sexto integrante do colegiado a exercer a função

Imagens USP

O jurista e professor Pedro Dallari, agora à frente da CNV

São Paulo – Há dois meses na Comissão Nacional da Verdade, o advogado e professor Pedro Dallari, paulistano de 54 anos, foi eleito hoje (25) como novo coordenador do colegiado, que tem sete integrantes. Ele será o sexto coordenador da CNV, que mantém um sistema de rodízio, com mandatos de três meses. Dallari substituirá o ex-ministro José Carlos Dias, que estava na função desde agosto.

A CNV lembra que Gilson Dipp, primeiro a exercer a coordenação, deveria ficar no posto durante seis meses, mas se licenciou em setembro do ano passado e foi sucedido por Claudio Fonteles, que permaneceu até fevereiro último. Seguiram-se Paulo Sérgio Pinheiro (de fevereiro a maio) e Rosa Cardoso (de maio a agosto). Fonteles deixou a CNV em junho e foi substituído justamente por Dallari. Ainda não assumiram a coordenação o jurista José Paulo Cavalcanti Filho e a psicanalista Maria Rita Kehl.

Ex-vereador e ex-deputado estadual, filho do jurista Dalmo de Abreu Dallari, o novo coordenador também foi secretário municipal de governo em São Paulo, na gestão de Luiza Erundina (1989-1992). É membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos de Justiça das Américas, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na comissão, também é coordenador do relatório.

Criada pela Lei 12.528, de 2011, a CNV foi instituída em 16 de maio de 2012. O governo fixou prazo de dois anos para a conclusão dos trabalhos, mas há expectativa de que esse período será ampliado.

Leia também

Últimas notícias