Havaí legaliza o casamento homossexual

Direitos LGBT

EFE

O Havaí se tornou o 15º estado norte-americano a legalizar o casamento entre homossexuais

São Paulo – O Havaí se tornou o 15º estado norte-americano a reconhecer legalmente o casamento entre homossexuais, após o governador Neil Abercrombie sancionar a legislação que permite a união estável entre pessoas do mesmo sexo nesta quarta-feira (13). Após a lei ser aprovada por 19 votos a 4 no legislativo, o presidente Barack Obama, que nasceu no Havaí, disse em comunicado: “Sempre tive orgulho de ter nascido no Havaí, e hoje mais do que nunca”.

Em junho, uma decisão da Corte Suprema dos Estados Unidos declarou inconstitucional a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, sigla em inglês), que o define como “a união entre um homem e uma mulher”. Com isso, a instância dá aos estados norte-americanos autonomia para decidirem se legalizam ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Após a decisão do Supremo, Abercrombie decidiu convocar uma sessão especial na assembleia estadual para discutir a questão, que a aprovou. A legislação deve entrar em vigor a partir de 2 de dezembro no Havaí.

Nos Estados Unidos, Califórnia, Conneticut, Iowa, Massachussetts, Nova Jersey, Delaware, Minnesota, New Hampshire, Nova York, Rhode Island, Vermont já legalizaram a união entre pessoas do mesmo sexo, além de Maine, Maryland e Washington, que aprovaram a resolução por referendo popular. É esperado que o número de estados que aprovam o casamento gay continue aumentando, já que Illinois aprovou recentemente uma lei similar e está à espera da assinatura do governador.

Leia também

Últimas notícias