ditadura

Militares torturadores são intimados pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro

Eles teriam sido os responsáveis pela morte do preso político Mário Alves, em janeiro de 1970

Rio de Janeiro – Três militares da reserva foram intimados a prestar depoimentos à Comissão da Verdade sobre as torturas que levaram à morte o preso político Mário Alves, em janeiro de 1970, nas dependências do DOI-Codi, no 1º Batalhão da Polícia do Exército, na zona norte.

Os depoimentos dos então tenentes Luiz Mário Correia Lima, Dulene Garcez e Armando Avólio Filho estão marcados para quarta-feira (2), às 10h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, no centro da capital. Também está prevista a participação de ex-presos políticos que estiveram no DOI-Codi na época em que os militares intimados eram lotados naquele órgão.

Dois dos militares convocados já haviam sido intimados para uma audiência pública sobre o mesmo assunto no dia 14 de agosto, mas não compareceram. De acordo com a Comissão da Verdade, caso eles faltem mais uma vez, serão conduzidos de forma coercitiva a uma terceira audiência que deverá ser marcada.

Na audiência de 14 de agosto, apenas o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, Valter Jacarandá, foi ouvido. Ele admitiu a prática de tortura nos interrogatórios no DOI-Codi.

Leia também

Últimas notícias