barreira

Tropa de Choque dispersa grupo que seguia para o Palácio da Guanabara, no Rio

Manifestantes pedem o impeachment do governador Sérgio Cabral (PMDB) e cobram a localização do pedreiro Amarildo

Rio de Janeiro – Policiais da Tropa de Choque usaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para dispersar manifestantes que tentavam chegar em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro de Laranjeiras, zona sul da cidade.

A passeata, que começou por volta das 18h, na Praça São Salvador, foi impedida pela polícia de se aproximar do palácio.

Com a dispersão, os manifestantes se espalharam por ruas internas do bairro e os policiais continuam o patrulhamento no local, usando inclusive carros blindados, conhecidos como caveirões. Com medo de tumulto e depredação, os comerciantes fecharam as portas.

Os manifestantes pedem oimpeachmentdo governador Sérgio Cabral, cobram a localização do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido há exatamente um mês, no dia 14 de julho, na Rocinha, e defendem pautas como o passe livre no transporte e a desmilitarização da Polícia Militar. A maioria é ligada ao grupo Black Bloc, que usa roupas pretas e os rostos cobertos.

Durante o protesto, o trânsito ficou fechado por cerca de 30 minutos na Rua Pinheiro Machado, uma das principais vias da região, que liga o centro à zona sul através do túnel Santa Bárbara.