acidente

Após descarrilamento, Metrô de São Paulo enfrenta lotação e lentidão

Problema que ocorreu na Barra Funda ainda não foi resolvido e faz com que trens circulem em via única

©luis moura/folhapress

Lotação na estação Barra Funda provocada por lentidão no sistema

São Paulo – Um descarrilamento ocorrido no final da manhã de hoje (5) causou lentidão e lotação na Linha 3-Vermelha da Companhia do Metropolitano (Metrô) de São Paulo. O acidente ocorreu às 11h53, na região da estação Palmeiras-Barra Funda. Os passageiros foram retirados pela passarela de emergência. Não há informações sobre feridos. À noite, o Metrô pedia aos passageiros que usassem preferencialmente as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no retorno para casa, evitando usar a Linha 3. Segundo o Metrô, em 2012, a estação Palmeiras-Barra Funda foi a que teve o maior número de entradas do sistema, em um total de 59,5 milhões de usuários.

O trem que apresentou problema foi reformado recentemente e o descarrilamento danificou cerca de 100 metros do terceiro trilho, por onde passa a energia, segundo informações do Sindicato dos Metroviários. O secretário-geral da entidade, Paulo Pasin, diz que o acidente não é comum. “É bastante grave e raríssimo isso”, disse.

Segundo ele, o procedimento para conserto é demorado e há a possibilidade de não ser concluído hoje. O Metrô informou apenas que a equipe de manutenção está no local tentando resolver o problema o mais rápido possível.

Dependendo da velocidade da composição pode haver um acidente grave. Estamos apurando detalhes. Há uma investigação no Ministério Público apurando o alto custo das reformas desses trens. Alguns delas foram quase tão caras quanto um trem novos”, afirma Pasin.

No trecho entre as estações Barra Funda e Santa Cecília, os trens estão circulando em via única e já havia lotação nas estações, mesmo antes do horário de maior movimentação, entre 17h e 19h.

Nas redes sociais, usuários relatam lentidão também na Linha 2-Verde e 4-Amarela. O metrô de São Paulo transporta 3 milhões de usuários por dia, mais de 1 milhão na Linha 3. Segundo o Metrô, em 2012 a estação Palmeiras-Barra Funda foi justamente a que teve o maior número de entradas do sistema, em um total de 59,5 milhões de usuários.

“O Metrô adotará uma série de medidas operacionais para garantir a segurança dos usuários durante a volta para casa”, diz a companhia, em nota. “A circulação dos trens será efetuada com velocidade reduzida e maior tempo de parada em todas as estações da Linha 3-Vermelha. Já nas linhas 1-Azul e 2-Verde, a circulação dos trens também será realizada com restrição de velocidade e haverá contenção de fluxo nas estações de transferência.” Na Linha 4, informa a companhia, “mensagem sonora orienta os usuários a realizar transferência em Luz, evitando a estação República”.

A empresa informou ainda que instaurou sindicância interna para apurar as causas do acidentes. O prazo de conclusão é de até 30 dias.

Leia também

Últimas notícias