Prioridades

Financiamento de transporte público em SP será debatido terça-feira

Frente Nacional de Prefeitos e Rede Nossa São Paulo querem pressionar o governo federal a adotar políticas que permitam a redução em todo o país. FGV divulgará estudo inédito sobre o tema

©Emily Lima/UFS

Priorizar transporte coletivo deve ser meta da gestão pública de todas as instâncias de administração

São Paulo – Um estudo inédito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com simulações de modelos de financiamento do transporte público, seus impactos no custo das passagens e efeitos para diminuir a inflação será divulgado na terça-feira (13), no evento Alternativas para o financiamento do transporte público, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Rede Nossa São Paulo.

O evento, no Sesc Consolação, em São Paulo, pretende discutir possibilidades de financiamento e pressionar o governo federal por medidas que permitam aos prefeitos reduzir as tarifas do transporte público em todo o país.

“Queremos mostrar que os benefícios são mensuráveis e imediatos. Vão desde a saúde pública até o bolso da população mais pobre”, afirma o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew. “Prefeitos de todos os partidos querem baixar o preço das tarifas, mas para isso dependem de ações do governo federal. É um ato político para pressionar o governo federal por uma mudança de visão.”

Segundo ele, o governo até o momento privilegia o transporte individual, por força dos lobbies da indústria automobilística e do petróleo. “Queremos criar uma massa crítica para que a prioridade seja o transporte público”, defende.

O estudo será apresentado pelo chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), Samuel de Abreu Pessôa, e pelo pesquisador do centro Paulo Picchetti.

Além disso, o especialista em poluição atmosférica e fundador do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Paulo Saldiva, e o diretor-executivo do Greenpeace, Fernando Rossetti, discutirão a relação entre transporte público e a melhoria na qualidade do ar.

Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo, e José Fortunatti (PDT), prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, confirmaram presença no evento, que contará ainda com a presença da deputada Luiza Erundina (PSB), autora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 90/2011, que torna o transporte como direito fundamental.

Leia também

Últimas notícias