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Brasileiro desconfia da imparcialidade dos meios de comunicação

Estudo indica que 87% dos brasileiros acreditam que mídia está alinhada com o pensamento dos próprios donos, dos mais ricos e dos políticos – e não prioriza interesses da maioria da população

Pesquisa de Opinião Pública “Democratização da Mídia” – Fundação Perseu Abramo – Partido dos Trabalhadores

São Paulo – Pesquisa divulgada na última sexta-feira (16) pela Fundação Perseu Abramo sobre democratização da mídia mostra que 87,1% dos brasileiros já sabem que os meios de comunicação não são neutros, plurais ou imparciais, como dizem ser, e que defendem prioritariamente os interesses de seus próprios donos, das pessoas mais ricas do país e dos políticos antes de pensar nas necessidades da maioria da população.

De acordo com o estudo, 35% dos brasileiros acreditam que, quando tratam de política e economia, os meios de comunicação costumam empunhar as bandeiras erguidas por seus proprietários. Entre os entrevistados da região Sul, essa certeza encontra ainda mais eco na população: 52% dos gaúchos, paranaenses e catarinenses desacreditam da neutralidade midiática.

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Para 31,5% dos brasileiros, quando não está velando pelos interesses de seus donos, a mídia defende os anseios dos mais ricos. Em terceiro lugar no ranking dos beneficiados pelos meios de comunicação aparecem os políticos, que, para 20,6% dos entrevistados, são privilegiados na cobertura política e econômica.

A “maioria da população” aparece em último lugar. Depois de entrevistar 2.400 pessoas em 120 cidades, entre abril e maio, a Fundação Perseu Abramo detectou que apenas 7,8% acreditam que a mídia defende os interesses do povo brasileiro.

O golpe nas pretensões de imparcialidade dos grandes meios de comunicação continua com outro dado obtido pelo entidade, que é ligada ao PT: 65% da população acredita que “nem sempre” os veículos de imprensa são neutros.

Quando questionados sobre o equilíbrio da cobertura do governo Dilma Rousseff, 59% avaliaram que apenas às vezes as informações são tratadas adequadamente. A pesquisa percebeu ainda que 63% dos brasileiros acham que nem sempre são ouvidas todas as correntes políticas envolvidas na notícia.