Participação

População pode dar sugestões para o Plano Diretor de São Paulo amanhã durante oficinas

Mais de 2 mil colaborações já foram apresentadas. Encontros são os últimos do tipo. Site recebe formulários eletrônicos até dia 31

São Paulo – Serão realizadas amanhã (27) entre as 8h e as 15h as últimas oficinas de participação popular da revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) da São Paulo. Os encontros serão organizados pelas subprefeituras de Butantã, Lapa, Pinheiros e Sé em três endereços no Jardim Paulistano, Liberdade e Lapa, mas moradores de qualquer bairro da cidade podem participar. Ainda será possível dar sugestões por meio de um formulário online no site Gestão Urbana SP até o dia 31.

Até agora, a população já apresentou cerca 2 mil propostas, metade delas nas outras 28 oficinas organizadas nas demais subprefeituras da cidade.

O Plano Diretor é o principal instrumento de orientação do planejamento urbano. Nele são previstas intervenções e prioridades para desenvolver a cidade de maneira equilibrada.

Nas oficinas os cidadãos recebem informações sobre o que é o Plano Diretor e para que ele serve. Depois, há debates em grupos nos quais são eleitas cinco prioridades para serem discutidas com todos os outros participantes. As propostas aprovadas são sistematizadas e serão avaliadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbana para serem incluídas na minuta do Plano Diretor, que deve ser apresentado em agosto à Câmara Municipal, onde será novamente debatido.

Entre as sugestões dadas pela população até agora estão a ampliação e manutenção da zonas especiais de interesse social (Zeis), áreas delimitadas para a construção de habitação para pessoas com renda de até três salários mínimos; a criação de um plano de risco, para reduzir os problemas relacionados a enchentes; a ampliação da malha viária até Perus, em paceira com o governo do estado; a preservação do patrimônio histórico e a construção de centros culturais.

Serviço
CEU Butantã – Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870. Jardim Esmeralda
Faculdades Rio Branco – Avenida José Maria de Faria, 111. Lapa
Colégio Dante Alighieri – Alameda Jaú, 1061. Jardim Paulista
Uninove Vergueiro – Rua Vergueiro, 235/249. Liberdade
Horário: Entre 8h e 15h

Leia também

Últimas notícias