Déficit

Movimento pró-moradia acampa em frente à prefeitura de São Paulo

Prefeito reafirma compromisso de construir 55 mil casas populares e informa que pelo menos 20 mil estarão ‘em execução’ ainda neste mês

RBA

Manifestantes pedem ampliação do auxílio-aluguel e desapropriação de terrenos

São Paulo – Manifestantes ligados ao Movimento Moradia Casa Dez estão acampados em frente à prefeitura de São Paulo desde às 23h de ontem (14) para reivindicar a desapropriação de terrenos para construção de moradias populares e a agilização das 55 mil unidades prometidas pelo prefeito Fernando Haddad (PT) durante a campanha. Foram armadas entre 30 e 40 barracas sobre o Viaduto do Chá, nas quais se revezam integrantes de 300 famílias, segundo os organizadores, que pretendem permanecer no local até que sejam recebidos pelo prefeito.

As famílias são da região sul da capital, como Interlagos e Ipiranga, e moram de aluguel ou na casa de parentes e amigos. O movimento afirma ter protocolado documentos entre abril e julho na prefeitura reivindicando a ampliação do auxílio aluguel para mais 1.500 famílias, a compra e desapropriação de cinco terrenos para construção de apartamentos pelo Minha Casa Minha Vida e o subsídio a dois projetos de moradia, com R$ 20 mil para cada um.

“A promessa de campanha era de 55 mil moradias populares. Se não cobrarmos agora, no início do governo, eles só fazem papel e projeto e nós não conseguimos nada”, afirmou o coordenador do movimento, Paulo Roberto Nunes.

No acampamento foi montada uma tenda para alimentação, com doações coletadas pelos militantes, e outra para troca de roupas e higiene. “Vamos ficar aqui o tempo que for necessário, um dia ou três meses”, diz Nunes. Segundo ele, a prefeitura informou que só irá recebê-los se eles desmontarem o acampamento. Eles se recusam a deixar o local.

O órgão, no entanto, não confirmou a informação. Durante a manhã de hoje (15), Haddad reiterou a meta de construir as 55 mil moradias na cidade até 2016, durante uma visita às obras em Paraisópolis. “Já temos 17 mil (casas) em execução e, até o fim de julho, vamos doar mais terrenos para a Caixa para 3 mil novas unidades. Vamos totalizar, então, novas 20 mil em execução neste mês”, afirmou à assessoria de imprensa da prefeitura.

O prefeito declarou que está aberto para receber movimentos sociais da cidade. “Não há semana que eu não assine decreto de utilidade pública ou que não ingresse com ação de desapropriação”, afirmou. “Tenho reuniões frequentes com movimentos por moradia. Semana passada estive reunido com 10 lideranças de movimentos e esse grupo, em particular, não estava representado. Mas estou aberto a me reunir sempre que precisar para explicar que não vou poder destinar 55 mil moradias só para entidades organizadas.”

Leia também

Últimas notícias