Com frente fria, São Paulo intensifica ações para pessoas em situação de rua

Assistência Social

Rodrigo Dionisio/Folhapress

Prefeitura criou 3 mil vagas emergenciais em 63 centros de acolhida Temperaturas podem chegar a 6ºC hoje

São Paulo – A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo irá oferecer mais 3 mil vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua em função das previsões meteorológicas para a cidade, que poderá entrar em estado de alerta, com temperaturas entre 6º e 8º C na noite de hoje (23).

Aproximadamente 400 profissionais irão fazer abordagem a essa população com o objetivo de convencê-las a ir a um dos 63 Centros de Acolhidas municipais ou ao Centro Esportivo Raul Tabajara, na Barra Funda, e na sede da Defesa Civil, em Santana, que possui espaço para situações de emergência.

A Operação Baixas Temperaturas teve início em maio e vai até outubro. Neste período, os centros de acolhida funcionam excepcionalmente das 16h às 9h, durante toda a semana.

Segundo a SMADS,  ninguém será obrigado a aceitar o encaminhamento. Mas, em casos de recusa, as equipes de abordagem deverão acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através da Central 192. A Guarda Civil Metropolitana também está orientada a acionar a Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência ou SAMU durante suas rondas. As providências adotadas devem ser registradas em relatórios.

As pessoas em situação de rua também podem procurar voluntariamente qualquer um dos centros de acolhida municipais. A prefeitura orienta ainda que quem vir pessoas vulneráveis expostas às baixas temperaturas pode acionar os serviços da Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas por dia, pelo telefone 156  ou pelo 153, a central de atendimento da GCM.

Leia também

Últimas notícias