Monopólio da comunicação

Aula pública em São Paulo debate democratização da comunicação

Organizações da sociedade civil querem debater mudança de tom na cobertura da mídia tradicional sobre as manifestações de junho, que passaram da reprovação inicial ao incentivo

Mídia Ninja

Outra tema debatido será a votação do Marco Civil da Internet, prestes a tramitar no Congresso Nacional

São Paulo – Será realizada hoje (3) uma aula pública para debater a democratização da comunicação no Brasil. A concentração das concessões de rádio e televisão, os riscos à liberdade de atuação na internet e a cobertura midiática das manifestações de junho são os temas que serão abordados por organizações da sociedade civil.

“Vamos discutir a necessidade de aumentar a pluralidade de pontos de vista na mídia, na medida em que ela é muito homogênea e hegemônica, e dá visibilidade para um lado. A população sabe que a grande mídia defende posições políticas, ainda que de forma não muito óbvia”, diz  Pedro Ekman, do Coletivo Intervozes, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

Para Ekman, a mudança do discurso da mídia tradicional “ficou muito evidente” aos que acompanharam a cobertura jornalística dos protestos sobre a tarifa do transporte público. “De uma hora para outra, as reivindicações passaram a ser aceitáveis quando se entendeu que isso poderia criar um desgaste para o atual governador [Alckmin] nas eleições do próximo ano.”

Outro tema debatido será a votação do marco civil da internet (PL 2126/2011), que está na fila de votação do plenário da Câmara. O projeto discute o acesso à rede e define os princípios de neutralidade e privacidade de seus usuários e provedores. “Além de garantir uma série de direitos aos cidadãos internautas, o marco pode se tornar referência internacional de legislação sobre a internet. O governo federal já fez dois planos nacionais de banda larga e não conseguiu passar de 40% de residências conectadas à internet no Brasil”, diz Ekman.

Segundo o membro do Intervozes, a aula pública trará vídeos e infográficos para esclarecer as mudanças propostas na legislação e apresentar alguns eventos internacionais que tratam da regulamentação da comunicação. Ele diz que a Constituição apresenta artigos que proíbem monopólios e oligopólios na comunicação, mas que não há legislação “que deixe essa proibição concreta”.

Ele comenta sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular por Mídia Democrática, que precisa de 1,3 milhão de assinaturas para ser apresentado ao Congresso Nacional: “Estamos avançando na legislação para a sociedade poder participar dos meios de comunicação de maneira mais efetiva.”

A aula pública será realizada hoje, a partir das 19h, no vão livre do Masp. Além de Pedro Ekman, participam os jornalistas Leonardo Sakamoto e Renato Rovai, além do membro do Comitê gestor de Internet no Brasil (CGI), Sérgio Amadeu.

Ouça a reportagem completa na Rádio Brasil Atual.

Leia também

Últimas notícias