Aumento da passagem

Vídeo mostra jornalista espancado pela PM enquanto cobria protesto em São Paulo

Pedro Ribeiro Nogueira é repórter do Portal Aprendiz, que divulgou imagens do profissional sendo agredido. O jornalista continua detido e pode responder por formação de quadrilha

São Paulo – O Portal Aprendiz publicou hoje (12) um vídeo em que um de seus repórteres, Pedro Ribeiro Nogueira, aparece sendo agredido por policiais militares na noite de ontem. Como dezenas de profissionais da imprensa, Pedro foi às ruas cobrir a terceira manifestação popular contra o reajuste da tarifa de ônibus, trem e metrô em São Paulo, que no último dia 2 passou de R$ 3 para R$ 3,20.

As imagens deixam claro – a partir dos 35 segundos do vídeo – que Nogueira é cercado por um grupo de policiais que o golpeiam repetidas vezes com cassetetes. O jornalista foi um dos profissionais da imprensa punidos pela PM por exercer sua função de registrar os acontecimentos e reportá-los à sociedade. Repórteres da Folha de S. Paulo, R7, Brasil de Fato e outros veículos também sofreram na pele a violência, que, desta vez, não ficou restrita aos manifestantes.

Além de ter sido detido, Pedro, de 27 anos, está sendo indiciado por danos ao patrimônio e formação de quadrilha – tipificações criminais inafiançáveis. Por isso, continua detido. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiu nota condenando a agressão contra os repórteres Fernando Mellis e as prisões de Leandro Machado, Leandro Morais e Pedro Nogueira.

Leia também:
>> Organizadores celebram mobilização contra reajuste, mas não conseguem deter ‘radicais’
>> Advogados tentam reverter indiciamento de manifestantes presos em protesto contra tarifa
>> Pacífico na maior parte do tempo, protesto contra tarifa perde controle em São Paulo
>> Movimento pela redução da tarifa pede audiência com prefeito e promete novas marchas
>> Violência impede diálogo, diz prefeita em exercício de São Paulo

Em todos os casos, a Abraji diz enxergar tentativa de obstrução do trabalho de cobertura das manifestações. A associação considera preocupante que esta ação contrária ao trabalho da imprensa parta do estado, e justamente da PM, mandada à rua para manter a ordem e garantir direitos. Veja abaixo a íntegra da nota.

Abraji condena prisão e agressão de repórteres pela Polícia Militar de São Paulo

Os repórteres Leandro Machado, da Folha de S.Paulo, e Pedro Ribeiro Nogueira, do Portal Aprendiz, e o fotógrafo Leandro Morais, do UOL, foram detidos pela Polícia Militar de São Paulo na noite dessa terça-feira (11.jun.2013). Os profissionais cobriam a terceira manifestação contra o aumento das passagens de transporte coletivo na capital. Já na viatura, os jornalistas da Folha e do UOL foram informados do motivo da detenção: “atrapalhar a ação da Polícia”. Após cerca de uma hora na delegacia dos Jardins, os dois foram liberados. Pedro Ribeiro Nogueira foi indiciado por formação de quadrilha e danos ao patrimônio e transferido para a delegacia do Bom Retiro na tarde de quarta-feira (12.jun.2013).

Policiais também agrediram com um golpe de cassetete o repórter Fernando Mellis, do portal R7. Mellis assistia junto a um grupo de pessoas à ação da PM contra um manifestante, que era empurrado e golpeado. Policiais tentaram dispersar os espectadores, e Mellis se identificou, mostrando o crachá de repórter. Acabou puxado pelo braço e atingido por um golpe de cassetete nas costas.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo condena veementemente a agressão contra o repórter Fernando Mellis e as prisões de Leandro Machado, Leandro Morais e Pedro Nogueira. Em ambos os casos, a Abraji enxerga tentativa de obstrução do trabalho de cobertura das manifestações. A associação considera preocupante que esta ação contrária ao trabalho da imprensa parta do Estado, e justamente da PM, mandada à rua para manter a ordem e garantir direitos.

Leia também

Últimas notícias