Maracanã

OAB vai acompanhar ação da PM em protestos em jogo final da Copa

Rio de Janeiro reforça a segurança na expectativa de manifestações no entorno do Maracanã, que recebe a final da Copa das Confederações

Tomaz Silva/ABr

Manifestação durante jogo da Copa dos Confederações no Rio de Janeiro. Jogo final deve ser acompanhado de novos protestos

São Paulo – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ), Felipe Santa Cruz, confirmou hoje (29) que a entidade vai acompanhar as ações de controle da Polícia Militar nas manifestações que poderão ocorrer hoje (30), no entorno do Maracanã, durante a partida final da Copa das Confederações. A solicitação da presença de representantes da OAB partiu do próprio comando da Polícia Militar fluminense, que também convidou o Ministério Público e a Defensoria Pública.

Felipe Santa Cruz considerou positivo o convite e informou que a OAB/RJ atuará em sistema de plantão, assim como ocorre desde o início da série de manifestações, com advogados voluntários fiscalizando in loco a garantia dos direitos civis e democráticos.

“O controle social e a transparência são fundamentais para que se cumpra corretamente o dever das Forças de segurança, desde que haja respeito estrito à cidadania. Também defendemos a liberdade de manifestação e expressão, dentro dos limites legais, e repudiamos atos de vandalismo”, disse o presidente da OAB/RJ.

Desde o dia 10 de junho, a entidade atua com uma equipe de cerca de 50 advogados voluntários, em sistema de rodízio, no acompanhamento das manifestações.

Uma grande operação de segurança começou a ser montada neste domingo no Rio de Janeiro, em função da previsão da realização de protestos durante a disputa da final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha.

Durante o dia de hoje, cerca de 11 mil policiais foram convocados para trabalhar, um contingente que duplica o número de agentes que habitualmente patrulham o Rio de Janeiro e a vizinha Niterói.

A expectativa é que a operação se concentre especialmente nos arredores do estádio, palco do jogo e para onde deverão se dirigir duas manifestações, que partirão de bairros próximos. A previsão é que o estádio receba lotação máxima, de 70 mil pessoas. Os organizadores do protesto preveem reunir cerca de 20 mil pessoas.

Dentro da Maracanã a segurança também será reforçada com 1.300 seguranças privados, que entre outras atribuições tentarão evitar que manifestações ocorram no interior do estádio. A partida começará às 19h e as portas do estádio serão abertas quatro horas antes.

Além disso, seis horas antes do apito inicial, vinte ruas próximas ao Maracanã serão fechadas, uma área de três quilômetros onde as autoridades pretendem impedir o acesso das manifestações.

A segurança também foi reforçada em Salvador, onde as seleções do Uruguai e da Itália disputarão o terceiro lugar da Copa das Confederações, a partir das 13h. Novos protestos foram convocados na cidade, que segundo os organizadores reunirão cerca de 20 mil pessoas.

Com reportagens da Agência Brasil e da EFE

Leia também

Últimas notícias