Passagens de metrô, trens e ônibus em São Paulo terão reajuste em 1º de junho

Valor indefinido

Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

Alckmin e Haddad fizeram anúncio em cerimônia de cessão do terreno do PET para a prefeitura

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciaram hoje (17) que as tarifas de trens, metrô e ônibus da capital serão reajustadas a partir de 1º de junho. Sem definir valores, ambos disseram que o anúncio será feito oficialmente e de forma conjunta no dia 25, de acordo com informações publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A última vez em que a tarifa de ônibus teve reajuste foi em 5 de janeiro de 2011, quando a gestão Gilberto Kassab (PSD) aplicou um índice de 11,11%, o que levou a passagem de R$ 2,70 a R$ 3. “São Paulo está fazendo um esforço muito grande, manteve a tarifa congelada dois anos e meio. Isso onera os cofres públicos porque eu tenho um contrato de concessão e a remuneração do concessionário independe do preço da tarifa. Então, se a tarifa não aumenta, aumenta o subsídio”, disse Haddad, ao lado do governador. Na prefeitura, o estado cedeu à administração municipal uma área para o Parque Esportivo dos Trabalhadores (Ceret), no Tatuapé, na zona leste.

Segundo o prefeito, a Secretaria de Transportes foi orientada a calcular um reajuste que não supere a inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medição oficial, está em 6,49% no acumulado em 12 meses, de acordo com o IBGE.

O governador também preferiu não confirmar o índice que será aplicado nas passagens de trem e metrô. “O número está sendo fechado. A gente sempre procura fazer isso. Ver qual a inflação do período e dar um ganho de eficiência e produtividade para o usuário, ou seja, não repor totalmente a inflação. Fica um pouco abaixo dos custos da tarifa do serviço”, afirmou.

 

 

 

 

Leia também

Últimas notícias