campanha coração azul

Ivete Sangalo será embaixadora da ONU no Brasil contra tráfico humano

Anúncio será oficializado na quinta-feira depois de celebração de parceria entre Unodc e o Brasil para combater o crime

Cantora baiana é considerada pelo UNODC uma das mais respeitadas artistas brasileiras (Foto: Pref. de Caraguá/Flickr)

Brasília – A cantora Ivete Sangalo foi nomeada hoje (7) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) embaixadora nacional da boa vontade para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil. O anúncio será oficializado na quinta-feira (9), em Brasília, após encontro entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-executivo do órgão, o russo Yury Fedotov, no qual vão assinar parceria entre o órgão da ONU e o Brasil, com a abertura de um escritório em Brasília amanhã.“O Brasil é um parceiro crucial do Unodc na América Latina. O escritório será o ponto focal para todas as nossas atividades no Brasil e um elo importante na nossa rede de programas regionais integrados”, disse Fedotov, em nota.

O lançamento nacional da Campanha Coração Azul, estrelada por Ivete, será na sede do Ministério da Justiça. A campanha, já existente em dez países, mobiliza a opinião pública para combater esse tipo de crime. Segundo o Unodc, o coração azul representa a tristeza das vítimas e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul também demonstra o compromisso da ONU em combater o tráfico de pessoas.

Fedotov disse à agência EFE que Ivete Sangalo é uma das mais respeitadas, populares e bem-sucedidas artistas do Brasil, e sua música transcende as fronteiras brasileiras.

 

O diretor-executivo chegou nesta terça ao Rio de Janeiro para visita a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Pavão-Pavãozinho/Cantagalo para conhecer os programas sociais e de segurança pública. “Como muitos países na região, o Brasil enfrenta muitos desafios na área de drogas ilícitas e crime organizado. Eu irei ao Brasil para conhecer essas questões em primeira mão e discutir como o Unodc pode prestar assistência ao desenvolvimento de respostas locais, baseadas numa estratégia global para drogas, crime e terrorismo”, disse Fedotov.

Também estava na agenda de hoje encontro com ex-narcotraficantes que participam do talkshow Comandos e do projeto Empregabilidade, que reinsere ex-presidiários no mercado de trabalho desde 2008, iniciativas coordenadas pelo Grupo Cultural AfroReggae.

 

 

Leia também

Últimas notícias