Comissão da Verdade recebe comitês de memória, verdade e justiça em São Paulo

Grupos reúnem-se no final de semana; na segunda-feira, entregarão sugestões à comissão nacional

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade (CNV) receberá na próxima segunda-feira (29) em São Paulo mais de 90 representantes de comitês de verdade, memória e justiça de todo o país. Os grupos entregarão à CNV documentos que serão elaborados durante o final de semana em reunião autônoma no município de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo.

Os comitês de verdade, memória e justiça são iniciativas autônomas da sociedade civil, criadas em todo o Brasil para estimular medidas e políticas de memória, verdade e justiça nos estados e municípios. Foi através da iniciativa de comitês que surgiram algumas comissões estaduais da verdade e medidas de preservação da memória, como, por exemplo, a decisão de tombar a Casa da Morte em Petrópolis.

“Além de receber as demandas dos comitês, a CNV pretende discutir com a sociedade civil possibilidades para uma participação mais próxima desses grupos nos trabalhos da comissão”, afirma o coordenador da CNV, Paulo Sérgio Pinheiro.

A Ouvidoria da CNV também estará presente ao evento, registrando demandas individuais, documentos e informações trazidas pelos representantes dos Comitês e de qualquer pessoa interessada. Coordenam a atividade deste fim de semana Anivaldo Padilha e José Luís Del Roio, do Comitê Paulista.

Com informações da assessoria de imprensa da CNV