Papa promete ajudar Avós da Praça de Maio a encontrar desaparecidos

Representantes de grupo argentino de se reuniu ontem (24) no Vaticano com o pontífice, que disse a elas que podem 'contar com ele'

São Paulo – As Avós da Praça de Maio, entidade que busca encontrar pessoas desaparecidos ou sequestrados durante a ditadura argentina (1976-83), se reuniram ontem (24) com o papa Francisco no Vaticano. Estela de Carloto, uma das avós, disse que o papa foi receptivo aos pedidos para abrir novos caminhos para encontrar os cerca de 400 pessoas desaparecidas.

Segundo ela, o papa disse “contem comigo” quando foi pedida a abertura dos arquivos da Igreja para a revelação de dados que possam levar à localização dos filhos e netos roubados na ditadura. Duas representantes das avós entregaram uma carta com seus pedidos ao pontífice – Estela de Carloto e Buscarita Rosa.

Ainda que breve, as avós saíram satisfeitas do encontro, contou Estela ao jornal argentino Pagina 12. “Foi muito agradável, muito bonito. Ele aceitou nos ver. Agora minha convicção é que as coisas vão mudar, tem de mudar. Não queremos discursos, mas sim ações que levem nos levem a encontrar nossos netos”, afirmou.

Ela também lembrou que as Avós se reuniram com o Papa João Paulo II no Vaticano, em 1998, mas nunca obtiveram respostas aos seus pedidos. “João Paulo II disse que conhecia a nosso problema, sabia dos netos desaparecidos e falou ‘todos oramos por eles’, mas isso não resultou nenhuma ação.”

Após o evento, o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, desmentiu rumores de que o pontífice visitaria a Argentina em dezembro para tratar sobre os netos desaparecidos. Em entrevista coletiva, ele afirmou que a única viagem internacional programada para este ano é ao Brasil, em julho, para a Jornada Mundial da Juventude.

O Papa Francisco, então cardeal Jorge Mário Bergoglio, estava à frente da Ordem Jesuíta quando os militares tomaram o poder na Argentinae seu nome é associado a pelo menos dois episódios obscuros desse período.

Segundo o Pagina 12, há testemunhos de que em 1976 Bergolio teria ‘retirado a proteção’ da Igreja dos sacerdotes jesuítas Orlando Yorio e Francisco Jalics, que faziam trabalho social com comunidades carentes de Buenos Aires, e terminaram sendo sequestrados e torturados.

Com informações da Página 12.

Leia também

Últimas notícias