MP quer ‘banco de ideias’ para facilitar participação popular em plano diretor

Em audiência pública na sexta-feira (8), entidades e promotores discutiram, entre outros pontos, revisão das diretrizes de desenvolvimento da cidade de São Paulo

São Paulo – Na última sexta-feira (8), representantes de movimentos sociais, promotores e autoridades políticas lotaram o auditório do Ministério Público em São Paulo para a audiência pública que debateu a participação popular e a gestão democrática na administração da capital. O evento foi organizado pela Promotoria de Justiça, Habitação e Urbanismo.

De acordo com o promotor de Habitação e Urbanismo Maurício Antonio Ribeiro Lopes, a proposta da audiência era recolher sugestões e criar um “banco de ideias” para aprimorar a participação popular no debate sobre o Plano Diretor, nas operações urbanas e nos projetos, programas e planos públicos com impacto social.

“Queremos construir, criar um protocolo para a gestão democrática e a participação popular na cidade”, disse Lopes à Rádio Brasil Atual.

José Floriano de Azevedo, secretário municipal de Habitação, ressaltou que a pasta está aberta à sugestões da população. “Temos todas as condições de conseguir as metas colocadas pelo prefeito Haddad, de construir 55 mil unidades de moradia e reassentar 80 mil famílias na cidade de São Paulo. Para isso precisamos da colaboração de vocês [população], que vocês tragam ideias e sugestões”.

Os participantes sugeriram que a revisão do Plano Diretor ocorra mediante consulta pública. As sugestões apresentadas na audiência serão compiladas e disponibilizadas no site do Ministério Público estadual. 

Ouça aqui a reportagem de Anelize Moreira. 

Leia também

Últimas notícias