Presidente da CBF entra com ação na Justiça contra filho de Vladimir Herzog

Ivo Herzog criou petição pública na internet que pede afastamento de José Maria Marin

José Maria Marin ao lado do senador tucano Álvaro Dias (Foto: José Cruz/ABr)

São Paulo – O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, entrou com uma ação na Justiça contra Ivo Herzog, filho do jornalista VladImir Herzog, morto em 1975 nos porões da ditadura. A informação é do assessor da CBF Rodrigo Paiva, que falou ao portal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ivo Herzog criou uma petição pública no site Avaaz.org pedindo o afastamento de Marin da CBF, que na década de 1970 era deputado estadual pela Arena, partido de sustentação ao regime. Marin teria discursado contra o jornalismo exercido na TV Cultura, que esteve ausente na cobertura de um evento do governo de exceção.

Dezesseis dias depois, VladImir Herzog, então diretor de Jornalismo da TV Cultura, foi preso, torturado e assassinado nas dependências do Destacamento de Operações de Informações-Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi). A Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva, de São Paulo, investiga o vínculo do presidente DO CBF a repressão durante a ditadura brasileira (1964-1985).

“É difícil imaginar que essa pessoa, com esse passado, será o anfitrião do maior evento esportivo do Brasil. Isso é inaceitável”, disse à Rádio Brasil Atual, referindo-SE à Copa do Mundo de 2014.

“Eu me coloco a disposição se ele acha que essas acusações que eu estou fazendo são injustas, me proponho a debater com ele pessoalmente estes pontos”, disse Ivo sobre a petição pública que foi ao ar na terça-feira passada (19) e já possui mais de 25 mil assinaturas.