Paulo Sérgio Pinheiro será novo coordenador da Comissão da Verdade

Professor da USP assume por três meses cargo que já foi de ex-procurador da República e ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça

Novo coordenador da CNV assume cargo por três meses a partir do próximo dia 16 (Foto: Marcelo Oliveira/CNV)

São Paulo – A Comissão Nacional da Verdade (CNV) está prestes a mudar de coordenador. No próximo dia 16, o grupo passará a ser “comandado” pelo professor Paulo Sérgio Pinheiro, titular do Núcleo de Estudos da Violência da USP. O cargo é rotativo, com mandato de três meses, e não supõe hierarquia.

Ex-secretário de Estado para os Direitos Humanos durante o governo FHC, Pinheiro sucederá o ex-procurador da República Cláudio Fonteles, que deixa o posto no dia 15. O professor da USP exercia a função de substituto eventual de Fonteles desde novembro. Na ausência de Pinheiro, ele será substituído pela advogada Rosa Cardoso.

O regimento da CNV estabelece que o primeiro coordenador – Gilson Dipp, atualmente internado em um hospital de São Paulo – teria mandato de seis meses e que os demais membros se revezariam na função a cada três meses até o final do mandato legal da Comissão, que em 16 de maio de 2014 deve entregar um relatório circunstanciado sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas no país entre 1946 e 1988.

 

Leia também

Últimas notícias