Comissão de Anistia analisa casos de filhos de perseguidos políticos

Três anos atrás, a comissão analisava o caso de Carlos Azevedo, torturado com menos de dois anos de idade, que se suicidou no último domingo (17)

Vera Pape e Silvia Perrone: emoção no reencontro 33 anos depois do exílio (Foto: Paulo Abrão)

São Paulo – Dezessete casos de filhos de perseguidos políticos estão sendo analisados hoje (21), na primeira sessão de turma da Comissão de Anistia em 2013, em Brasília. Alguns também foram diretamente atingidos por atos de exceção, considerados subversivos mesmo sendo crianças. E com momentos tocantes: Silvia Perrone e Vera Pape Pape, amigas de infância no exílio, reencontraram-se 33 anos depois, conforme anotou o secretário nacional de Justiça e presidente da comissão, Paulo Abrão. “Foi um momento bastante simbólico, um reencontro no mesmo tempo em que o Estado pede desculpas por aqueles momentos de angústia”, afirmou o secretário.

Há três anos, as sessões iniciais da Comissão de Anistia são dedicadas a filhos de perseguidos políticos. Abrão lembrou da primeira dessas sessões, três anos atrás, com Carlos Azevedo, filho de Dermi Azevedo. “Ele (Carlos) deixou um registro muito bonito. Estava falando pela primeira vez, dizendo que significava muito para a vida dele”, lembrou Abrão.

Carlos foi torturado com apenas um ano e oito meses, na época em que seus pais foram presos. Nunca se recuperou. Na madrugada do último domingo (17), suicidou-se, aos 40 anos. “A recomposição das liberdades públicas não implica recomposição de outros direitos, como o restabelecimento do horizonte de projetar outra vida”, comentou o secretário.

Hoje, a jornalista Hildegard Angel informou em seu blog que o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro decidiu homenagear Carlos Alexandre, no dia da entrega da Medalha Chico Mendes, em 1º de abril. “O suicídio, há cinco dias, da mais jovem vítima torturada por esses vilões mentirosos com um ano e oito meses de idade apenas, um bebê frágil, inofensivo e desprotegido, que depois se tornou um jovem arredio, soturno, depressivo e triste, vem coroar essa mentirada toda, que até hoje há quem insista em nos impingir”, escreveu.

 

 

Leia também

Últimas notícias