Audiência pública debate impactos sociais de obras da Copa em São Paulo

Casa destruída na favela do Comando, zona sul, por conta de obras do metrô que seriam finalizadas para a Copa (Foto: Arquivo/RBA) São Paulo – A Defensoria Pública do Estado […]

Casa destruída na favela do Comando, zona sul, por conta de obras do metrô que seriam finalizadas para a Copa (Foto: Arquivo/RBA)

São Paulo – A Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal (MPF) vão realizar, no sábado (2), às 10h, uma audiência pública sobre os impactos sociais da Copa do Mundo de 2014. O encontro tem o objetivo de esclarecer dúvidas e receber denúncias de pessoas ou comunidades afetadas pelas obras em São Paulo. A audiência será realizada na Câmara Municipal, no viaduto Jacareí, centro da capital, e será aberta a qualquer pessoa interessada.

Segundo a advogada Juliana Machado, membro do Comitê Popular da Copa, que auxilia na organização de comunidades afetadas por obras da Copa, a audiência é fruto de reivindicação do comitê junto à defensoria. “Durante encontros que tivemos com os defensores que acompanharam famílias e comunidades afetadas pelas obras da Copa de 2014, nós colocamos a necessidade de a defensoria, o MPF e outros agentes governamentais ouvirem a população de maneira mais ampla e direta. E propusemos que fosse realizada uma audiência com os envolvidos”, explica Juliana.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defensoria Pública, na audiência pretende-se esclarecer dúvidas da população em relação a realocação, indenizações, impacto da obra nas comunidades. E se houver necessidade de acompanhar um caso ou investigar uma denúncia, ela será encaminhada ao órgão competente: a própria defensoria, o MPF ou outra instituição estatal.

Estarão presentes a promotora de habitação e urbanismo da Defensoria, Anaí Arantes Rodrigues, o procurador regional dos Direitos do Cidadão do MPF, Eleovan César Lima Mascarenhas, militantes do Comitê Popular da Copa e representantes das comunidades Vila Progresso e Jardim Elian, na zona leste, Parada de Taipas e Jardim Paraná, na zona norte, e Jardim São Francisco, na zona sul. A defensoria não informou quem será seu representante.

Leia também

Últimas notícias