Relator da ONU debate liberdade de expressão nesta quinta em São Paulo

São Paulo – O relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, participará amanhã (13) […]

São Paulo – O relator especial para promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), Frank la Rue, participará amanhã (13) em São Paulo de duas atividades da campanha “Para Expressar a Liberdade”, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que reivindica um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil. As atividades ocorrerão no Sindicato dos Engenheiros, a partir das 10h, e na Câmara Municipal, a partir das 19h30, ambos no centro da capital.

La Rue tem expressado opiniões em defesa de medidas que combatam a concentração dos meios de comunicação e apoiado a liberdade e a garantia de direitos na internet. Recentemente, ele se manifestou favoravelmente à Lei de Meios da Argentina, acreditando que instrumentos de regulação democrática são importantes para garantir a diversidade e a pluralidade na comunicação.

Esta semana, La Rue esteve em Brasília com os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário.

No sindicato, o relator terá um encontro com a sociedade civil para conhecimento de casos de violação da liberdade de expressão e do acesso à informação. Em seguida, ainda no sindicato, haverá uma coletiva de imprensa, a partir das 12h30. Mais tarde, na Câmara, La Rue participará de um debate público sob o tema “Liberdade de expressão e concentração de mídia”. Além destas atividades, ele ainda terá reuniões institucionais com ministros e parlamentares.

 

Serviço:

Sindicato dos Engenheiros
Rua Genebra, 25 – Próx. à Câmara Municipal

Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Aud. Prestes Maia – 1º andar