Audiência na Câmara debate financiamento de mídias alternativas

Brasília – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje (12), às 14h30, audiência pública para debater as formas de financiamento de mídias alternativas. Para a deputada […]

Brasília – A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza hoje (12), às 14h30, audiência pública para debater as formas de financiamento de mídias alternativas. Para a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), que solicitou a realização da audiência, esse financiamento deve incluir não só o uso de verbas de publicidade governamental, como também o uso de recursos de fundos públicos, como o Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) e o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), constituídos por meio de contribuições de empresas privadas de comunicação. 

Para a parlamentar, a internet derrubou barreiras e permitiu um maior acesso à informação. Ela cita como exemplo dessa explosão de comunicação o surgimento do movimento dos chamados “Blogueiros Progressistas”. Um movimento que permite a participação de toda sociedade: intelectuais, jornalistas, políticos, personalidades, formadores de opinião, estudantes, donas de casa, etc.

“Todos têm em comum necessidade de comunicar, produzir informação seja ela, política, cultural, educacional ou de formação. Existe assim, a necessidade de se criar mecanismos que possam democratizar o acesso, a produção e a divulgação da informação”, declarou Luciana Santos.

Para ampliar o debate sobre o tema, a Comissão de Ciência e Tecnologia criou a Subcomissão Especial para Analisar Formas de Financiamento de Mídias Alternativas.

Foram convidados para discutir o assunto: 
– o coordenador-executivo do Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes), João Brant; 
– o diretor-executivo da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), Renato Rovai; 
– o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero; 
– o gerente-geral da TV Pernambuco (TVPE), Roger de Renor; e 
– o presidente da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Roberto Muylaert.

A reunião será realizada no Plenário 13.

Leia também

Últimas notícias