Boris Casoy é condenado por ofensa a gari durante telejornal

Jornalista e emissora Band terão de pagar R$ 21 mil por comentário 'preconceituoso' feito no Jornal da Noite em 2009

Desculpas pedidas por Boris Casoy foram consideradas insuficientes pela Justiça (Foto: Reprodução/Jornal da Noite)

São Paulo – O jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes terão de pagar R$ 21 mil de indenização ao gari Francisco Gabriel de Lima, por danos morais, segundo informou hoje (24) o portal de notícias Uol. A condenação foi definida pela 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo.

Em áudio vazado ao fim do Jornal da Band, na noite de 31 de dezembro de 2009, Casoy fez comentários considerados ofensivos sobre a profissão de gari. Após Lima aparecer em uma vinheta desejando feliz natal, e quando o jornal já havia sido encerrado, uma falha técnica da emissora transmitiu em cadeia nacional o comentário do jornalista.

“Que merda: dois lixeiros desejando felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho”, disse ele.

Com a repercussão negativa do caso, Casoy se retratou publicamente, afirmando que tinha dito uma frase infeliz. ”Peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores”.

Francisco Lima, porém, decidiu acionar a Justiça.  Ele contou em juízo que jornalistas da Band pediram a ele para desejar felicitações de ano novo TV, mas não imaginava que sua participação lhe renderia “preconceito e discriminação”.

Para o gari, a retratação de Casoy foi “burocrática e pouco conveniente”, sem demonstrar arrependimento. O TJ de São Paulo também considerou que as desculpas de Casoy foram insuficientes para reparar o dano.

A emissora ainda pode reverter a condenação, recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça.