Faculdade Zumbi dos Palmares forma sua primeira turma em Direito

Instituição incentiva inclusão social e nega modelo de mercantilização do ensino

São Paulo – A Faculdade Zumbi dos Palmares forma sua primeira turma do curso de direito hoje (14), composta por 70 estudantes negros e negras.

Para César Britto, um dos paraninfos da turma e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), este é um acontecimento histórico. “Estes formandos tem um papel muito importante porque quebram um paradigma patrimonialista brasileiro, de que para escravizar as pessoas, basta não educá-las”.

Para ele, os alunos são um exemplo de liberdade. “Eles mostram que é possível e necessário educar as pessoas para que elas possam ser donas de si mesmas e de sua liberdade”, diz.

Foi na gestão de Britto como presidente da OAB que foi criada a Faculdade Zumbi dos Palmares. Ele firma que o exemplo de inclusão deve ser seguido por outras instituições e elogia a Faculdade por não estar voltada à mercantilização do ensino.

O orador da turma será o técnico de laboratório da indústria cimenteira e dirigente sindical Manuel Bonfim, de 51 anos. Ele conta que iniciou um curso de engenharia química em Mogi das Cruzes, mas não concluiu por falta de dinheiro.

Após assistir uma reportagem na televisão sobre a Faculdade Zumbi dos Palmares e ver que a mensalidade cabia no orçamento, resolveu entrar no curso de Direito. Bonfim já decidiu que será advogado trabalhista.

“Me dedicarei também à questão da inclusão social, para que de alguma forma eu possa contribuir para que pessoas da mesma classe social que nós possam ingressar na faculdade”, diz ele.

A Faculdade Zumbi dos Palmares é a primeira e única instituição de ensino superior no país que tem 87% de alunos afrodescendentes. A colação de grau será às 19h, no Memorial da América Latina, e contará com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer.

Ouça aqui a reportagem da Marilu Cabañas. 

Leia também

Últimas notícias