Eletropaulo é a que menos resolve queixas do consumidor

Empresas de celulares, computadores, cartões de crédito e bancos estão entre os mais reclamados pelos consumidores

São Paulo – Entre as empresas mais reclamadas em órgãos de defesa do consumidor de praticamente todo o país, a AES Eletropaulo é a que menos atende às reclamações dos consumidores. A companhia privatizada em 1995 distribui energia elétrica em 24 municípios da Grande São Paulo, incluindo a capital, atendendo assim a mais de 16 milhões de pessoas. O dado consta do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011, divulgada na tarde de hoje (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. 

Na sequência aparecem TAM, Carrefour Soluções Financeiras, Banco Panamericano, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, BV Financeira, Votorantim, Mapfre, Unimed, Citibank, Nokia, B2W, Submarino, Shop Time, Americanas.com, Motorola, Sony, Bradesco, Walmart, Tim, Intelig, Banco Cruzeiro do Sul, C&A, BNP Paribas, Oi, Banco BMG, Coelba, Santander, HSBC e Casas Bahia. Segundo o relatório, das 153.094 reclamações registradas, 37% não foram atendidas, o que revela que o fornecedor não resolveu o problema que provocou a reclamação mesmo depois de duas ou mais tentativas de acordo.

Insatisfação

Segundo o Ministério da Justiça, entre todas as empresas mais reclamadas pelos consumidores estão, pela ordem, a Oi, LG, Claro/Embratel, Itaú, Máquina de Vendas, B2W, Lojas Americanas, Bradesco, Casas Bahia, Ponto Frio, Banco do Brasil, Votorantim, Mapfre, Samsung, TIM, Intelig, Vivo e Telefonica, entre outras.

Entre os assuntos mais reclamados, também pela ordem, estão aparelhos celulares, computadores, eletrodomésticos, cartão de crédito, telefonia celular, bancos comerciais, telefonia fixa, financeiras e energia elétrica.

Ainda conforme o Ministério da Justiça, cada fornecedor mencionado apresentou metas para reduzir a quantidade de consumidores que precisam recorrer aos órgãos de defesa do consumidor (Procons) para resolver problemas e aumentar a resolutividade por meio das notificações prévias encaminhadas às empresas e os acordos em processos administrativos de reclamações, o que normalmente só é resolvido em audiências.

 

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